Vital Nolasco

Sinto profundo sentimento de consternação nesta hora pelo falecimento do nosso grande camarada e dileto amigo Vital Nolasco.

Por Renato Rabelo*, em seu blog

Vital vem na mesma trincheira conosco desde a AP ML à integração ao PCdoB.

Vital foi um destemido combatente na luta contra a ditadura militar e se distingue entre as grandes lideranças sindicais operárias já no período após o regime ditatorial. Ele está entre os quadros operários, militante comunista, dos mais influentes de sua geração.

Foi dirigente municipal, estadual, dirigente nacional de nosso Partido, secretário nacional de Finanças que abriu caminhos. Dedicado à formação dos militantes sindicais foi o primeiro presidente do CES (Centro de Estudos Sindicais).

Ele foi influente vereador da cidade de São Paulo, eleito e reeleito. Assumiu importante papel na luta antirracista e se orgulha com forte recordação, num momento memorável, por ter entregue ao grande líder Nelson Mandela o título de Cidadão Paulistano.

Relembro, quando presidente do PCdoB, na homenagem que lhe prestamos pela passagem de seus 50 anos de militância política, em que me pronunciei emocionado sobre sua distinguida trajetória militante, como uma liderança imprescindível ao nosso Partido, exemplo de grandes ensinamentos para todas as gerações de lutadores progressistas e comunistas.

Quero transmitir a sua companheira Ester, sempre junta e lutadora com Vital, os meus profundos pêsames, extensivos aos seus filhos, Daniel e Patricia.

O falecimento de Vital, num momento de muitas grandes perdas, como em um acúmulo de vazios, nos impacta fortemente. São muitas distinguidas lideranças e quadros do nosso Partido, que se juntam aos combatentes e heróis e mártires que se dedicaram abnegadamente a nossa grande causa socialista e comunista. E muitos grandes amigos que se vão.

Todos deixam um legado imorredouro que nos dão mais força e eleva nossa esperança, nesse momento histórico de imensos e singulares desafios.

Vital Nolasco, você estará sempre conosco!

Renato Rabelo
__
*Presidente da Fundação Maurício Grabois; ex-presidente do Partido Comunista do Brasil.