O presidente russo disse que “ordem unipolar atual é um obstáculo ao desenvolvimento global”

“O modelo de dominação total do assim chamado bilhão dourado é injusto. Por que esse ‘bilhão dourado’ entre a população do planeta deveria dominar os outros, impor suas próprias regras de conduta?”, questionou Putin em fórum realizado quarta-feira (20).

“Baseado na ilusão de ‘excepcionalidade’, este modelo divide as pessoas em status de primeira e segunda classe, sendo, portanto, racista e neocolonial em sua essência. E a ideologia globalista, supostamente liberal que lhe está subjacente, está adquirindo cada vez mais as características do totalitarismo, impedindo a busca criativa, a criação histórica livre”, disse Putin.

Caracterizando a ordem unipolar mundial existente como um obstáculo ao desenvolvimento global, Putin destacou que o atual modelo de desenvolvimento tem sido apresentado por países que conquistaram suas posições dominantes através do roubo em massa dos outros.

“É claro que esse ‘bilhão dourado’ não se tornou ‘dourado’ por acaso. Conseguiu muito. Mas não só assumiu suas posições graças à realização de algumas ideias, mas em grande parte devido ao roubo de outros povos – tanto na Ásia quanto na África”, disse ele.

“Por mais que o Ocidente e as assim chamadas elites supranacionais se esforcem para preservar a ordem existente das coisas, uma nova era está chegando, uma nova etapa na história mundial. E somente Estados verdadeiramente soberanos podem assegurar alta dinâmica para o crescimento e se tornarem um exemplo para outros”, disse Putin.

O Ocidente, assinalou Putin, não tem um modelo de futuro para oferecer ao planeta e suas elites temem que outros centros mundiais possam apresentar suas próprias opções de desenvolvimento.