Luciano Gomes é um importante quadro político que se filia ao PCdoB na Bahia

O atual presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, é o mais novo filiado do PCdoB. Luciano Gomes tem 44 anos, está em seu terceiro mandato como vereador e é a primeira vez que ocupa a presidência da Casa.

Com a filiação de Luciano, o PCdoB de Vitória da Conquista passou a contar com uma bancada de três parlamentares. Além do presidente da Câmara, compõem a bancada os vereadores Danillo Kiribamba e Nildma Ribeiro.

Em entrevista, Gomes falou o motivo por ter resolvido se filiar ao PCdoB. “Quero dar continuidade ao tipo de trabalho que vem sendo feito pelo meu mandato no município e creio que hoje o PCdoB é um dos melhores partidos para isso, pois se trata de uma das siglas mais coerentes na cidade, está alinhada aos princípios e causas pelos quais eu trabalho”.

O mais recente filiado contou também como conheceu o PCdoB e os camaradas e o que fez ele se filiar. “Nas últimas duas décadas, Vitória da Conquista passou por muitas transformações que levaram o nosso município a ser destaque na Bahia. Tive a alegria e a honra de participar desse processo: primeiro, no movimento social e depois como vereador. Sou testemunha de que o PCdoB foi fundamental nesse processo. Tenho acompanhado a trajetória do partido aqui, uma sigla coerente e comprometida com o desenvolvimento de Conquista. O PCdoB sempre contribuiu para um debate político de alto nível, propondo ações e projetos que ajudam a cidade a se desenvolver”.

Luciano explicou também como conheceu os comunistas da sua cidade. “Fui colega do atual deputado Fabrício Falcão, quando ele ainda era vereador. Hoje tenho Kiribamba e Nildma como colegas, ambos do PCdoB. Nildma, em especial, companheira na Mesa Diretora, tem sido uma grande parceira. Isso tudo foi azeitando a minha relação com o partido até chegar na minha filiação”.

 

Quem endossa a filiação de Luciano é o deputado estadual Fabrício Falcão, atual presidente do PCdoB conquistense. “A vinda de Luciano só fortalece o nosso partido na luta por uma cidade melhor. É um quadro excelente, com histórico de militância e atuação exemplar na Câmara. Sua contribuição tende a enriquecer o debate que fazemos sobre Vitória da Conquista, além de fortalecer nossa chapa nessas eleições. Queremos e temos condições de ocupar mais espaço na Câmara e contribuir cada vez mais para o crescimento de Vitória da Conquista”, afirmou Fabrício.

Perfil

Luciano Gomes nasceu em Cabeceira do Jiboia, região rural conquistense, onde reside até hoje. Ele iniciou a militância ainda adolescente em movimentos sociais, especialmente nas comunidades eclesiais de base (Cebs), iniciativa da Igreja Católica, e atuou fortemente em movimentos de defesa dos direitos dos trabalhadores rurais. O mais novo filiado ao PCdoB baiano é casado com Alexsandra Gonçalves Gomes e é pais de três filhos – Luciano Júnior, Larissa e Alice.

Em sua trajetória, chegou a presidir a Associação de Moradores e Pequenos Produtores de Cabeceira do Jiboia e participou da diretoria do Sindicato dos Pequenos Produtores de Vitória da Conquista. Foi eleito para o cargo de vereador pela primeira vez em 2008. Na Câmara já presidiu comissões, foi membro da Mesa Diretora e também Líder do Prefeito.

Desafios

Para Luciano, o PCdoB conquistense tem um grande desafio pela frente, especialmente com o contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus. “O município já vinha enfrentando dificuldades, sobretudo por decisões equivocadas da atual gestão. A tendência é a situação se agravar com os impactos da pandemia no sistema de saúde e na economia. Nossa cidade já está sofrendo. A gente precisa de homens e mulheres capazes de vencer esses desafios que a gestão pública enfrentará. Em Conquista, vamos tentar unir a oposição ao prefeito Herzem já no 1º turno, numa grande Frente Ampla, que vá da esquerda ao centro. Para isso, o PCdoB apresentou o nome do deputado Fabrício Falcão, pré-candidato a prefeito, e tem uma chapa forte de candidatos a vereador. Tenho certeza de que poderemos contribuir bastante para que Conquista dê a volta por cima e vença a crise, especialmente cuidando de quem mais necessita do apoio do estado”, afirmou.

Projetos e perspectivas

Em seu terceiro mandato, Luciano tem defendido diferentes tipos de projetos como a construção do aeroporto Glauber Rocha, equipamento entregue em 2019 e que vem dinamizando a economia não só de Conquista, como de toda a região sudoeste da Bahia, e a duplicação da BR- 116, via que passa por Conquista, eixo de grande fluxo de pessoas e mercadorias, e liga Nordeste e Sudoeste. Já como presidente da Câmara tem pautado sua gestão no diálogo interno e externo: em 2019, concedeu um aumento significativo aos servidores efetivos da Câmara, na casa dos 15%; mediou crises provocadas pela atual gestão como a do transporte público e os ataques do gestor aos profissionais da educação municipal.