Nancy Pelosi está em viagem a Taiwan e se encontrará com a presidente Tsai Ing-wen na quarta-feira [Ministério das Relações Exteriores de Taiwan via EPA]
Nancy Pelosi está em viagem a Taiwan e se encontrará com a presidente Tsai Ing-wen na quarta-feira [Ministério das Relações Exteriores de Taiwan]

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) emitiu nota em que se solidariza com a China contra a visita da deputada Nancy Pelosi a Taiwan. O partido expressou preocupação com a afronta norte-americana e escalada que ameaça a paz mundial.

Segundo a Lei de Relações de Taiwan de 1979, Washington mantém laços estreitos com Taipei, inclusive prestando assistência militar, sem reconhecer oficialmente a ilha, que tem um governo e militares separados da China continental. Pequim considera Taiwan como seu próprio território e tem repetidamente reivindicado retomar o controle da ilha.

Com essa visita oficial, os EUA estimulam abertamente as aspirações independentistas da ilha que a China considera uma “província rebelde”.

Pelosi – a autoridade de mais alto escalão dos EUA a viajar para Taiwan em 25 anos – chegou a Taipei para iniciar uma visita que corre o risco de levar as relações EUA-China a um novo patamar. A deputada é conhecida por constantemente atacar a política chinesa e confrontá-la de forma politicamente agressiva.

A China condenou imediatamente a visita de Pelosi, com o Ministério das Relações Exteriores dizendo que prejudica seriamente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan. A visita “tem um impacto severo na base política das relações China-EUA e infringe seriamente a soberania e a integridade territorial da China”, afirmou em comunicado.

A China alertou os EUA de que haveria “sérias consequências” se Pelosi prosseguisse com sua visita. Aviões de guerra chineses sobrevoaram a linha que divide o Estreito de Taiwan antes da chegada de Pelosi. Os militares chineses foram colocados em alerta máximo e lançarão “operações militares direcionadas” em resposta à sua visita, disse o Ministério da Defesa.

Leia a íntegra da nota do PCdoB:

Taiwan: Imperialismo provoca a China e ameaça ainda mais a paz mundial

A visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, onde chegou nesta terça-feira (2), representa uma flagrante violação dos compromissos e tratados internacionais dos EUA com a China, incluindo os três últimos comunicados conjuntos dos dois países.

A visita da líder estadunidense acontece apesar de reiterados apelos da China e aponta para a preocupante decisão dos EUA de recorrer à lógica da confrontação aberta como forma de preservar sua decadente hegemonia.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) expressa sua solidariedade à República Popular da China, da qual Taiwan é parte inalienável desde tempos imemoriais, e apela para uma solução pacífica que salvaguarde a soberania chinesa sem colocar em risco a paz mundial, cada vez mais ameaçada pela escalada imperialista dos EUA/Otan.

Luciana Santos

Presidenta Nacional

Ana Prestes

Secretária de Relações Internacionais

Brasília, 02 de agosto de 2022

 

(por Cezar Xavier)