Daiana Santos, Laura Sito, Karen Santos, e Matheus Gomes denunciaram ameaças na delegacia.

A presidência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) repudiou, em nota, nesta sexta-feira (10), a ameaça covarde e os ataques racistas sofridos pela bancada negra da Câmara Municipal de Porto Alegre-RS que denunciaram o caso à polícia. A nota, destaca ainda, que se faça rigorosa apuração dos fatos e imediata responsabilização dos criminosos.

Confira a seguir a íntegra da nota:

PCdoB repudia ataques racistas contra bancada negra da Câmara de Porto Alegre

O PCdoB repudia a ação covarde e cruel e exorta as autoridades que realizem rigorosa apuração dos fatos e imediata responsabilização dos criminosos que ameaçaram de morte e desferiram ataques racistas e homofóbicos aos integrantes da bancada negra da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Na última segunda-feira (6), a bancada, composta pelas vereadoras Daiana Santos e Bruna Rodrigues (ambas do PCdoB), além de Laura Sito (PT), Karen Santos (Psol) e do vereador Matheus Gomes (Psol), estiveram no Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC-RS) para registrar a denúncia ao departamento de crimes cibernéticos da polícia. Na delegacia apresentaram as mensagens com ameaças de morte e ataques racistas e homofóbicos recebidos através de mensagem de e-mail.

A bancada esclareceu que as mensagens indicavam que o criminoso tinha conhecimento da rotina da Câmara e também detalhes específicos pessoais das vereadoras, tornando o caso ainda mais grave.

Essas ameaças expressam o ambiente de neofascismo bolsonarista na propagação de ódio e intolerância e escancara os efeitos sombrios de uma sociedade estruturalmente racista.

As forças democráticas e progressistas, todos e todas que lutam pelos direitos devemos somar forças para exigir que haja justiça, com a apuração rigorosa dos ataques e condenação exemplar dos responsáveis.

Recife, 10 de dezembro de 2021.

Luciana Santos
Presidenta Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
Vice-governadora de Pernambuco

Saiba mais: