Olívia Santana, pré-candidata a prefeita de Salvador, discursa na conferência do PCdoB na cidade. As conferências mostraram a força do partido na Bahia

O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, afirmou que a direção partidária tem empenhado esforços para ampliar os projetos para as eleições do ano que vem. Segundo ele, os resultados têm sido animadores, a partir da avaliação das pré-candidaturas já postas, e apontam para uma possibilidade real de crescimento do Partido em 2020.

“Nesse momento de articulação das pré-candidaturas, o desempenho nosso tem sido positivo. Estamos estendendo, inclusive, a presença de pré-candidaturas em regiões e municípios onde não tínhamos presença, e fortalecendo onde já temos presença, em um forte enraizamento com a sociedade”, garantiu o presidente do PCdoB-BA.

Pela avaliação da direção, alguns fatores podem contribuir para o crescimento do PCdoB no estado. Entre eles, estão a maior simpatia do eleitorado e o reforço da militância, a partir das mobilizações do Partido na oposição ao governo Bolsonaro, marcado por “políticas antissociais e anticivilizatórias”.

Davidson acredita que a presença do PCdoB no bem avaliado governo de Rui Costa também vai contribuir para o êxito em 2020. “Aliado a isso está o fato de estarmos liderando, na Bahia, um projeto vitorioso, que está transformando o estado”, completou.

Por conta disso, o dirigente explica que o projeto eleitoral do PCdoB-BA pode até parecer audacioso, mas o cenário o torna viável. “Nosso objetivo é dobrar o número de prefeitos e prefeitas e vices, e ampliar número de vereadores e vereadoras no conjunto do estado, no projeto eleitoral 2020”, explicou.

Em Salvador, mais vereadores e prefeita

O líder da bancada baiana na Câmara dos Deputados, Daniel Almeida (PCdoB), também tem expectativa positiva para os resultados do partido nas eleições de 2020.

A expectativa do comunista é eleger ao menos três vereadores na capital baiana e viabilizar a candidatura da deputada estadual Olívia Santana para a prefeitura de Salvador.

“Temos a decisão de disputar Salvador, com muito empenho para que essa candidatura se viabilize. Vamos trabalhar nesse sentido. Falo eleitoralmente, porque como candidatura ela já está viabilizada. Temos uma diretriz de construir candidatura a prefeito em todos os municípios em que for possível se constituir essa candidatura. Estamos fazendo muitas conversas nesse sentido”, ressaltou em entrevista divulgada no portal Bahia.ba.

“Nós temos força, e demonstramos na votação da eleição, que garante três vereadores. Estávamos com coligação e elegemos dois”, disse em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, publicada nesta segunda-feira (16).

“Nos 250 municípios em que temos partido estruturado, vamos construir chapa própria para disputar a Câmara de Vereadores, já que a nova lei eleitoral não permite coligação. Então, estamos em um cenário de perspectiva de crescimento do partido para a eleição de 2020 já conectando com a eleição de 2022, que não terá coligação proporcional e temos o desafio de ultrapassar a cláusula de barreira de 2%”, acrescentou.