Com representação de 40 municípios do estado, o PCdoB de Minas Gerais realizou no último sábado (22), a etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB. A plenária contou com a presença de cerca de 150 delegados e delegadas e convidados, em formato virtual.

A Conferência busca avançar em propostas para um Projeto Nacional de Desenvolvimento de caráter antirracista e democrático, soberano, com progresso social e valorização do trabalho. O documento base foi apresentado por Ricardo Alemão Abreu, membro do Comitê Central, após a saudação do presidente do PCdoB-MG, Wadson Ribeiro.

Como contribuição à discussão proposta, Antônia Vitória Soares Aranha, comunista, professora aposentada da UFMG e responsável pela implantação da Lei de Cotas na universidade, apresentou o artigo de sua autoria “Racismo Estrutural e Consciência de Classe: desafios para a classe trabalhadora”.

Em seu texto, Antônia afirma que, para combater o racismo, é necessário promover uma revolução cultural, política e econômica no país, e que as políticas reparatórias e as ações afirmativas têm um papel importante. “Elas são necessárias não apenas para quebrar um dos elos mais significativos da exploração da classe operária no Brasil, mas também para que os trabalhadores negros e negras se sintam inseridos e partícipes da lutas de classes no País.”

Também estiveram presentes na conferência, o deputado estadual Celinho Sinttrocel, o presidente nacional da Unegro (interino), Edson França, a presidenta da CTB Minas, Valéria Morato, a presidenta da UBM Minas Gerais, Bárbara Ravenna, os vereadores de Montes Claros, Daniel Dias, e de Betim, Tiago Santana, a ex-deputada federal e presidenta do PCdoB-BH, Jô Moraes, a presidenta da UJS Minas, Luanna Ramalho, e Marinete Morais, secretária de Assistência Social da prefeitura de João Monlevade.

De acordo com o secretário de Organização do PCdoB-MG, Richard Romano, o processo de conferência estadual mobilizou cerca de 400 militantes nas plenárias municipais.

A etapa nacional acontecerá nos dias 4, 5 e 12 de agosto, de forma híbrida, em Salvador (BA).