DOCUMENTO BASE

1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo

Por um Projeto Nacional de Desenvolvimento, antirracista e democrático!

DOCUMENTO BASE

1a Conferência Nacional de Combate ao Racismo

Por um projeto nacional de desenvolvimento, anti-racista e democrático!

Tribuna de Debates

Leia o documento base da Conferência e contribua com o debate enviando sua opinião (artigo) para o e-mail [email protected]. Participe!

  • A luta contra o racismo é luta pelo socialismo

    Uma das características essências das lutas dos (as) comunistas, em quaisquer frentes nas quais atuamos é compreender o entrelaçamento profundo entre infraestrutura e superestrutura, um dos conceitos mais importantes da teoria marxista-leninista.  É a partir desse elemento teórico essencial que compreendemos que a produção material da vida, ou seja, as formas pelas quais a humanidade…

  • Racismo estrutural e consciência de classe: desafios para a classe trabalhadora

    Se não nos parece correto interpretar a teoria de Marx como um evolucionismo determinista da História, que traria inevitavelmente a vitória do proletariado, tampouco cabe entende-la como determinação mecânica dos fatores estruturais (econômicos) sobre os superestruturais (políticos, ideológicos, culturais), supostamente considerados como mero reflexo do que se passa no ‘nível’ econômico. Marx concebe a realidade…

  • Economia política e Racismo: um diagnose para a ação – Parte 2

                    Compreendida a questão central da economia política brasileira, apresentada na parte 1, a partir daqui, importa destacar o que se quer com um novo projeto nacional de desenvolvimento antirracista e democrático (novo PND). O que o diferencia de outros projetos já testados ou em curso no Brasil? Como negros(as) e indígenas são vistos nesse…

  • Economia Política e Racismo: um diagnose para a ação – Parte 1

    O objetivo deste texto, a partir do exame do documento base da I Conferência Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, é contribuir para a ação teórica e prática do partido no enfrentamento do problema central das desigualdades no Brasil. Esta contribuição é dividida em duas partes. A primeira trata da compreensão conceitual e política…

Leia mais

Notícias