Em nota assinada pela presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, divulgada nesta sexta-feira (13), o partido lamenta a morte do jornalista Duarte Pereira, ocorrida na quinta-feira (12).

“No processo de incorporação da APML ao PCdoB, Duarte Pereira teve participação decisiva. No curso desta luta, foi quem defendeu a tese vitoriosa de que, existindo um partido marxista-leninista, o PCdoB, era em torno dele que deveria se dar a unificação. O PCdoB rende suas homenagens a este destacado comunista e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos, particularmente à sua esposa, Rejane”, diz trecho da nota.

Leia a íntegra: 

 

Nota de pesar

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do destacado militante das causas democráticas e do socialismo, Duarte Pereira. Viveu muitos anos na clandestinidade como importante dirigente de Ação Popular (AP), depois também da Ação Popular Marxista-Leninista (APML).

Excelente jornalista – participou na revista Realidade e do jornal Movimento (publicação da imprensa alternativa, que exerceu importante papel no combate à ditadura militar) –, intelectual de vasta cultura, teórico marxista, sempre combateu o dogmatismo, ressaltando que o marxismo deve ser aplicado às condições concretas de cada país e cada situação. Para ele, era fundamental a aplicação da dialética na análise da realidade concreta. 

No seu livro Repensando o Marxismo, Duarte Pereira mostrou como Lênin, pouco antes da Revolução Russa, entre agosto de 1914 e meados de 1915, frequentou a biblioteca de Berna, Suíça, aprofundando seus estudos sobre a dialética.

No processo de incorporação da APML ao PCdoB, Duarte Pereira teve participação decisiva. No curso desta luta, foi quem defendeu a tese vitoriosa de que, existindo um partido marxista-leninista, o PCdoB, era em torno dele que deveria se dar a unificação.

O PCdoB rende suas homenagens a este destacado comunista e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos, particularmente à sua esposa, Rejane.

Brasília, 13 de agosto de 2021

Luciana Santos – presidenta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

 

Leia também: 

“Integração de AP ao PCdoB é grande contribuição de Duarte Pereira”

Morre o jornalista Duarte Pereira

 

(PL)