Foto: reprodução/Facebook

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Florianópolis realizou, no último sábado (28), sua Conferência Municipal, marcando um importante passo na renovação de suas lideranças e na preparação para as eleições municipais de 2024. Durante o evento, foram discutidos os desafios eleitorais, a organização partidária e o fortalecimento do partido.

A advogada Janaína Deitos foi escolhida como sucessora de Anderlize Abreu para liderar o partido na capital catarinense. Janaina é advogada e servidora pública e já ocupou o cargo de vice-presidente do PCdoB da capital em duas gestões.

O evento ocorreu no auditório do Sintespe (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina) e reuniu dezenas de militantes, filiados e dirigentes partidários. Esta conferência foi a culminação de um processo que contou com cinco etapas preparatórias, reunindo as bases do partido.

Douglas Matos, presidente do PCdoB de Santa Catarina, abriu o evento oferecendo uma visão geral do cenário político e das estratégias dos comunistas para as eleições municipais, tanto em âmbito nacional quanto estadual. Em seu discurso, Anderlize Abreu expressou gratidão às pessoas e às ações que ocorreram durante seu período na direção municipal e enfatizou a necessidade do PCdoB recuperar sua presença na Câmara Municipal.

Anderlize Abreu, Nildomar Freire (Nildão), Maria de Fátima (Fafá) Capela e Janaina Deitos

Além da mudança na liderança, a conferência também marcou o lançamento das pré-candidaturas de Nildão Freire e Maria de Fátima, a Fafá Capela, à Câmara Municipal da cidade. A definição das candidaturas ocorrerá por meio da escolha formal da Federação Brasil da Esperança, visando ampliar o espaço político e o número de vereadores eleitos na cidade.

A Conferência também contou com um ato político que reuniu representantes de outros partidos de esquerda, como PT, Psol, PV e PSB. Os pré-candidatos à prefeitura da capital, Marquito (Psol) e Lela (PT), demonstraram apoio e desejaram sucesso ao PCdoB durante o processo de Conferências em todas as esferas de organização.

Lela (PT), Marquito (PSol), Homero (PSB), Eliane (PT), Anderlize e Janaina (PCdoB) e Victória

A Comissão de Redação ainda apresentou a resolução intitulada “Fortalecer o PCdoB nas eleições de 2024 e garantir o sucesso do governo Lula” que foi aprovada pelo plenário, estabelecendo a prioridade de eleger um vereador(a) em Florianópolis e delineando o Plano de Construção Partidária.

No encerramento, uma nova Direção Municipal composta por 17 dirigentes foi apresentada, e a primeira reunião do grupo eleito ocorreu. A nova executiva municipal é liderada por Janaina Deitos, com Anderlize Abreu como vice-presidente, Sidnei Batista de Souza (conhecido como Nanico) como secretário de organização e Guilherme Loss como secretário de finanças. Mais uma vez, a liderança do partido na capital fica nas mãos de uma mulher trabalhadora, enfatizando o compromisso com a representatividade de gênero.

com informações do PCdoB de Florianópolis