População de São Petersburgo participa das atividades do Dia da Marinha da Rússia.

O presidente Vladimir Putin assinou neste domingo (31) os decretos sobre a nova doutrina naval e o estatuto da Marinha da Rússia apontando os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) como os “principais desafios e ameaças à segurança nacional e ao desenvolvimento sustentável” do seu país.

Após o líder russo ter dado início à parada naval em São Petersburgo, destacando a necessidade de terem sido realizadas mudanças geopolíticas originadas pela guerra na Ucrânia, afirmou que foram estabelecidas “abertamente as fronteiras e as zonas que representam os interesses nacionais da Rússia, tanto econômicos como estratégicos, aqueles que são vitais”.

Diante disso, projetou a instalação de novas bases militares no mar Mediterrâneo, na região Ásia-Pacífico, bem como no Índico e no golfo Pérsico. “Traçamos claramente as fronteiras e zonas dos interesses nacionais da Rússia, tanto econômicos, quanto vitais e estratégicos. São, em primeiro lugar, as águas dos mares Negro, Okhotsk e de Bering, o Báltico e os estreitos das ilhas Curilas. Iremos protegê-las com firmeza e com todos os meios”, relatou Putin.

O presidente declarou que “a nova doutrina, no que se refere aos oceanos, são a linha estratégica” frente à “tentativa de dominação dos oceanos pelos Estados Unidos”. Esta ação bélica, ressaltou, tem um “impacto global no desenvolvimento de processos internacionais, incluindo aqueles relacionados ao uso das comunicações de transporte e recursos energéticos dos oceanos”. Portanto, entre as prioridades, menciona o interesse em desenvolver a cooperação militar-naval com a Índia, o Irã, a Arábia Saudita e o Iraque.

Durante a abertura do desfile, o presidente reforçou que os investimentos visam garantir a defesa de suas fronteiras marítimas, frisando que a Marinha está preparada para responder “instantaneamente” a qualquer ameaça contra a soberania e liberdade russas, uma vez que “a situação atual requer que tomemos medidas adequadas, rápidas e decisivas”. “Estou convencido de que a atual geração de marinheiros e oficiais é um pilar confiável e indestrutível da Pátria”, enfatizou.

O presidente russo mencionou em particular os mísseis hipersônicos Tsirkon que “não conhecem barreiras” e adiantou que a Marinha irá incorporá-los nos próximos meses, e que o primeiro navio a recebê-los será a fragata Almirante Gorshkov .

O míssil Tsirkon foi projetado para voar a uma velocidade de Mach 9 (nove vezes mais rápido que o som) e tem um alcance de mais de 1.000 quilômetros.

De acordo com o Kremlin, participaram do desfile naval deste domingo mais de 40 navios, submarinos e lanchas, 42 aviões e mais de 3.500 soldados, com comemorações similares sendo celebradas em outros portos russo, como é o caso de Kaliningrado, no báltico.