Mesa de abertura

Foi em clima de festa que o PCdoB-RJ realizou sua conferência estadual entre os dias 22 e 24 de novembro. Na abertura da 21ª Conferência Estadual, Jorge Mautner, que cedeu os direitos da música “A bandeira do meu partido” ao PCdoB, fez um show histórico. E os comunistas cantaram: “Leva a esperança, minha bandeira / tú és criança a vida inteira /
toda vermelha, sem uma listra / minha bandeira que é socialista!”, entre outros versos.

Como presidente estadual, a abertura ficou a cargo de João Batista Lemos e contou ainda com representantes do PDT, do PT, do PSOL e de diversos movimentos sociais no ato político que expressou o prestígio do PCdoB no Rio de Janeiro.

Por sugestão do camarada Ricardo, militante da Unegro de Maricá [foto], o plenário batizou o encontro de Conferência João Cândido, em homenagem ao Almirante Negro, herói do povo na Revolta da Chibata – quando marujos se revoltaram, em 1990, contra os baixos soldos e os castigos degradantes que já eram formalmente proibidos desde 1889.

Ricardo Alemão Abreu, secretário nacional de Administração e Finanças do PCdoB, representou o Comitê Central. Entre outros, participaram os camaradas Brizola Neto, pré-candidato à prefeitura da capital, e Jandira Feghali, deputada federal pelo partido.

 

 

 

 

A militância elegeu a nova direção e definiu os rumos do partido nos próximos dois anos em clima de comemoração por seu crescimento, representado no ato de filiação dos camaradas professor Dalton e do sambista Bira da Vila.

(Foto: Ato de Filiação)


Parabéns à militância de São Gonçalo

Concluído o processo de conferências no estado, por meio das redes sociais, os militantes do Rio de Janeiro homenagearam os camaradas de São Gonçalo, que realizou a maior conferência municipal do Estado, à frente, inclusive, da Capital. Mais de 800 filiados se reuniram a cidade.