A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila reafirmou o papel da candidatura do PCdoB de tentar cria unidade da esquerda no debate eleitoral e apresentar saídas para a crise, ao participar, na manhã desta segunda-feira (23), do debate “Como tirar o país da crise?”, na faculdade de Direito da USP, em São Paulo.

Manuela ressaltou que o PCdoB tem um papel muito importante nesse momento que o Brasil atravessa. “Minha candidatura à presidência mostra que sou a única mulher de esquerda nessa disputa eleitoral. Mas tenho fé na nossa unidade”.

“O Brasil desde 2016 vive um golpe. Começou com o impeachment da presidenta eleita, Dilma Rousseff, depois com a implementação de um projeto antinacional e agora tentam impedir o primeiro colocado nas pesquisas [Lula] de concorrer às eleições”, disse.

Manuela enfatizou que o golpe acontece de uma maneira antidemocrática, rasgando o voto e a Constituição. Ela destacou, que o PCdoB, sempre lutou pela democracia brasileira, e na semana passada entrou com uma Ação Direta de Constitucionalidade (ADC), no Supremo Tribunal Federal (STF), contra prisão em segunda instancia. “Para nós, esse debate sobre democracia e a manutenção do Estado democrático de Direito, diz respeito à democracia. Me criticam por defender isso e se eu não ia me favorecer sem Lula. Mas me surpreende essa pergunta”.

“Se eu não defender isso, se eu não defender a democracia, de Lula disputar a eleição – já que prender Lula é a continuação do golpe – será puro oportunismo eleitoral que tantos outros candidatos se interessam”, afirmou.

A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão e área interna

Manuela salientou que o Manifesto da sua pré-candidatura é baseada no compromisso das liberdades. “Achamos que o Brasil precisa ter liberdade para construir o próprio caminho para o enfrentamento da crise”, pontuou. Ela destacou que o documento defende a liberdade do Brasil se desenvolver como nação, as liberdades das garantias individuais e a liberdade do ex-presidente Lula, que atualmente é um preso político.

“Esse conjunto de liberdades é o que estrutura a nossa pré-candidatura e nós acreditamos que seja o caminho para o Brasil sair dessa crise política e econômica”, frisou a pré-candidata do PCdoB.

Também participaram do debate, o professor, Alessandro Octaviani e a presidenta da União Juventude Socialista (UJS), Carina Vitral.

Assista na íntegra: