Manuela d'Ávila durante lançamento do Movimento Comuns em Porto Alegre

A ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) lançou nesta segunda-feira (10), em Porto Alegre, o Movimento Comuns, plataforma para promover o engajamento político e oferecer aulas online de formação política. Manuela é potencial pré-candidata à prefeita da capital gaúcha e desponta em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.

Aos cerca de 100 inscritos no movimento que participaram da aula com Manuela no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre, a comunista afirmou que “nosso esforço precisa ser de acolhimento, de escuta ativa às pessoas comuns”, referindo-se ao contexto político nacional.
O objetivo do movimento é é atrair pessoas identificadas com a esquerda, mas ainda não vinculadas a partidos, para que se candidatem. “A política será transformada com a participação das pessoas comuns”, defendeu.

Segundo os organizadores, a página do movimento já conta com 1,5 mil inscritos somadas as três modalidades de formação: candidato, comunicador e voluntários.

O Comuns é uma iniciativa de movimentos e entidades como a União Nacional LGBT (UNA), a União de Negros pela Igualdade (Unegro), a União Brasileira de Mulheres (UBM), a União da Juventude Socialista (UJS) e a Fundação Maurício Grabois.

O próximo evento do movimento será o lançamento em São Paulo, no próximo dia 13, no Jardim do Centro (Rua General Jardim, 490-494), às 16h30. Todos os inscritos na plataforma do Movimento Comuns poderão participar. Ainda é possível fazer parte, basta cadastrar-se pela internet.

Pelas redes sociais, Manuela classificou como “lindo” o encontro com “candidatos e candidatas a vereadores, pessoas que querem contribuir com a política e com as lutas de todos nós.”