Manuela d'Ávila, Miguel Rossetto e convidados durante a live

A pré-candidata pelo PCdoB à prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila, inaugurou na noite desta quarta-feira (21), um ciclo de debates virtuais sobre o futuro da cidade. A pergunta mobilizadora da primeira conversa foi “Em que cidade queremos voltar a viver quando a pandemia passar?”

A intenção, como explicou a pré-candidata, é realizar uma reflexão ampla sobre direito à cidade. A ênfase é a realidade de Porto Alegre, mas serão convidados especialistas de todo o país.  No primeiro encontro virtual contribuíram com as formulações, a urbanista Ermínia Maricato; o diretor do  Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul, Rafael Passos; a professora e ativista Tavama Santos e Beto Aguiar, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Participou também o pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Manuela, Miguel Rossetto (PT).

Manuela ressaltou que é preciso olhar para a cidade de forma integral, e voltou a manifestar o espanto diante da fala do atual prefeito, que não conhecia a quantidade de pessoas vulneráveis que habitam a cidade.

“Isso mostra como a gestão pode invisibilizar a parcela mais expressiva da nossa população”, destacou.

Na conclusão, registrou os desdobramentos do debate mais estrutural sobre a cidade, que são pensar questões como a participação social e a mobilidade. A pré-candidata a prefeita tratou também de sua preocupação com uma cidade que seja construída levando em conta a questão ambiental como parte da garantia da qualidade de vida.

O próximo debate com Manuela e Miguel Rossetto sobre a cidade de Porto Alegre será na próxima quarta-feira (27), às 18h30, e terá o tema “Democracia, participação e transparência”.

Assista a íntegra da primeira edição:

Em que cidades queremos voltar a viver?
Eu e @miguel.rossetto vamos começar a construir coletivamente a resposta pra…

Publicado por Manuela D’Ávila em Quarta-feira, 20 de maio de 2020

SAIBA MAIS: 
Manuela: “central hoje não é debate eleitoral, mas combate a covid-19”
Manuela comemora doação de 40 toneladas de alimentos na pandemia
Manuela recebe indicação de Rosseto (PT) como seu vice em Porto Alegre