Potiguar, militante, médico e 16 anos como vice-prefeito da cidade do Recife, durante as gestões de João Paulo (2001-2008) e Geraldo Julio (2013- 2020). São esses alguns pontos importantes que permeiam a biografia de Luciano Siqueira (PCdoB), que no próximo dia 1º de janeiro passará o bastão para a primeira mulher vice-prefeita da capital pernambucana, Isabella de Roldão (PDT).
Com 74 anos de idade, Luciano possui uma trajetória amplamente atravessada pela militância, caminhada que começou ainda na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, onde nasceu. Ele conta que quando ocorreu o primeiro contato coma causa social tinha apenas 11 anos, época em que estudava no Colégio Estadual Atheneu Norte Riograndense. “Descobri ali algo fantástico: a luta pelo interesse coletivo”, lembra.
A vinda para o Recife, aos 15 anos, o aproximou do Movimento de Cultura Popular (MPC) desenvolvido durante a gestão municipal de Miguel Arraes. Período que contribuiu com seu processo de amadurecimento político. Já no primeiro ano como aluno do curso de Medicina, na UFPE, em 1967, foi eleito para o diretório acadêmico, período em que também ingressou na organização clandestina de resistência ao regime militar AP (Ação Popular).
A aproximação com a política partidária veio em 1972, quando a AP se autodissolveu fazendo com que diversos integrantes do grupo ingressassem no Partido Comunista do Brasil (PCdoB), onde está até hoje. Membro da direção nacional do PCdoB desde 1982, Luciano Siqueira era um nome de destaque dentro da sigla.
Em 2000, ano de eleições municipais, o Partido dos Trabalhadores, que tinha João Paulo como indicação para candidato a prefeito no Recife, insistiu para que o PCdoB indicasse um nome para vice-prefeito, sendo Luciano Siqueira o escolhido. “De maneira surpreendente ganhamos as eleições naquele ano, e a partir daí começa a minha história como vice-prefeito na capital”.
Após o encerramento do mandato de João Paulo na capital, João da Costa (PT) assumiu a prefeitura entre 2009 e 2012, época em que Luciano Siqueira foi eleito vereador na capital pernambucana e, posteriormente, deputado estadual, em 2010, cargo que assumiu até 2012, quando concorreu a vice-prefeito na chapa de Geraldo Julio, alcançando a vitória e retornando ao cargo de vice-prefeito por mais oito anos. “Da mesma forma como minha relação com João Paulo sempre foi excelente, a mesma coisa posso dizer de Geraldo Julio. São lados políticos de características bem distintas, mas com ambos tive um ótimo relacionamento, de muita cumplicidade e confiança mútua”, destacou.
Após 16 anos como vice-prefeito na cidade do Recife, Luciano Siqueira presenciará um momento histórico para a Capital. No próximo dia 1º de janeiro, o atual vice passará o bastão para a primeira mulher vice-prefeita da história do Recife, Isabella de Roldão. “Tenho convicção de que terá um papel saliente na cena política recifense”.
Questionado sobre os planos para 2021, Luciano disse que agora terá mais tempo para se dedicar à militância partidária. “Já que provavelmente não participarei de governos, vou ter mais tempo para me dedicar à militância, sem a pressão cotidiana das gestões, vou ficar mais livre para poder opinar sobre política”, disse. “Eu tenho dito brincando que em 1º de janeiro vou colocar em todas as minhas redes sociais ‘A partir de hoje volto a ser cidadão comum e militante, com toda honra’”, finalizou.
Por Elizabeth Souza
(PL)