Lula acompanhado de Luciana Santos. Ao fundo, o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE)

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, governadora em exercício do estado de Pernambuco, recebeu o ex-presidente Lula no Recife neste domingo (17).

Nas redes sociais, ela falou da alegria de receber Lula:

“Essa tarde foi um momento de encontro de muitos militantes que há anos se conhecem. Então foi um resgate de momentos, de histórias, de luta, de alegria, e portanto, muito enriquecedor”, disse Luciana.

Entre outros comunistas, estiveram no hotel para o encontro o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB) e o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB).


(Mais camaradas com Lula. Da esquerda para a direita: Alanir Cardoso, José Bertotti (secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade), João Paulo (deputado estadual), Lula, Luciana Santos, Luciano Siqueira e Marcelino Granja (presidente do PCdoB-PE))

“Muita gente aqui, de várias forças políticas, de diferentes correntes, todos se confraternizando e todos partilhando com o presidente Lula esse momento da conquista da liberdade dele, com a certeza de que ele está com muita disposição para ir à luta, para poder provar a sua inocência e nós estamos, portanto, com a certeza que esse espírito que está movendo Lula hoje é um espírito de resistência, espírito de a gente fazer o bom combate contra essa agenda antinacional e antipovo comandada por Bolsonaro”, completou Luciana Santos.

Também pelas redes sociais, o deputado Renildo Calheiros comemorou o reencontro.


Lula no Recife

Lula foi ao Recife para participar do “Festival Lula Livre”, organizado pelo Comitê Nacional pela Liberdade de Lula antes mesmo dele ser solto. O ato político e cultural já havia passado por outras cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Esta foi a primeira vez que contou com a presença do ex-presidente.

Milhares de pessoas começaram a se reunir no Pátio do Carmo, zona Central do Recife, ainda no início da tarde. Caravanas seguiram de diversos pontos do Nordeste. Do palco, artistas e militantes se revezaram ao microfone para se apresentar ou discursar. O encontro com políticos foi antes da chegada de Lula ao festival.

No discurso à multidão, o ex-presidente Lula falou sobre os dias na prisão, agradeceu ao povo nordestino e tratou da necessidade de “anular as safadezas” da Operação Lava Jato.