Luciana Santos na reunião com a comunidade acadêmica

A vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, participou nesta quarta-feira (23), de reunião com professores e cientistas sobre as saídas possíveis e necessárias diante da crise ambiental que assola as praias do Nordeste com os vazamentos de óleo.

Na ocasião, foi anunciado o lançamento de um edital no valor de R$ 2,5 milhões para a contratação de 12 projetos de pesquisa. O objetivo, explicou a comunista, é que os cientistas “ajudem a entender os impactos do material encontrado no litoral pernambucano sobre os ecossistemas e para a saúde das pessoas que tiveram contato direto com o óleo”.

Os recursos são da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, também membro do PCdoB, elogiou a iniciativa de envolver a comunidade acadêmica na solução dos problemas gerados nesta crise ambiental.

“Em Pernambuco, valorizamos a ciência. E para avaliar os efeitos do vazamento de óleo nas praias do Nordeste, é fundamental dialogar com a academia e os especialistas”, escreveu em suas redes sociais.

Bertotti participou da reunião em que o edital foi anunciado. Também se reuniram representantes das Universidades Federais, Rural e Católica, do Instituto Federal de Pernambuco e outros órgãos de pesquisa.

“Juntos, vamos continuar a enfrentar uma maiores tragédias ambientais do Brasil”, concluiu o comunista.