O astronômico aumento dos combustíveis e gás de cozinha anunciado nesta quinta-feira (10) foi mais um duro golpe para o povo brasileiro, que já sofre com as diversas consequências advindas da péssima gestão do presidente Jair Bolsonaro e da pandemia. O reajuste causou revolta na população e, pelas redes sociais, lideranças do PCdoB repudiaram a elevação e o governo Bolsonaro.

“Absurdo total!  Mais um assalto ao bolso dos trabalhadores e trabalhadoras que já pagam mais de R$ 100,00 no botijão de gás de cozinha, tendo que escolher se compra a alimentação ou o gás para prepará-la, recorrendo a métodos como fogão a lenha que tem causado uma série de acidentes domésticos”, declarou a secretária nacional da Mulher do PCdoB e ex-senadora Vanessa Grazziotin.

Ela também lembrou que outro exemplo “são os trabalhadores de aplicativos que dependem da gasolina mais acessível para tirar o ganha pão de cada dia. Não é justo que quem pague por isso seja a maioria da população, que são aqueles que sofrem os efeitos da crise humanitária que nos acomete, e que está sendo negligenciada por esse desgoverno desde o início”.

A deputada estadual do PCdoB-SP, Leci Brandão, também se manifestou: “Mais uma vez Bolsonaro ataca o bolso do trabalhador. A Petrobras aumentou o preço da gasolina em 18,8%, do gás de cozinha em 16,1% e do diesel 24,9%. Quem paga a conta é você!”.

Rozana Barroso, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e integrante do Comitê Central também rechaçou o aumento e comentou o IPCA de fevereiro. “A gasolina chegou a R$ 10,55 no Acre! E o culpado a gente já sabe quem é: fora Bolsonaro!”.

Ela acrescentou ainda que “está tudo caro! Mais um mês de inflação nas alturas! O IPCA em fevereiro é o mais alto desde 2015. Nosso salário só diminui, cada dia mais desempregados no país, a fome assolando novamente, o gás e a gasolina com preços exorbitantes…Não dá mais com esse governo”.

Leia também:

Deputados condenam novo aumento nos preços dos combustíveis e do gás

Petrobras anuncia aumento de 24,9% no diesel e 18,8% na gasolina

 

Por Priscila Lobregatte