A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (10) um mega reajuste nos preços da gasolina e do diesel. “Após 57 dias sem reajustes, a partir de 11/03/2022, a Petrobras fará ajustes nos seus preços de venda de gasolina e diesel para as distribuidoras”, informou a estatal, em comunicado.

A partir desta sexta-feira (11), o preço médio de venda da gasolina para as distribuidoras passará de R$ 3,25 para R$ 3,86 por litro, um aumento de 18,8%. Para o diesel, o preço médio passará de R$ 3,61 para R$ 4,51 por litro, uma alta de 24,9%. Já para o GLP, o preço médio de venda para as distribuidoras foi reajustado em 16,1%, e passará de R$ 3,86 para R$ 4,48 por kg, equivalente a R$ 58,21 por 13kg.

Deputados do PCdoB condenaram o novo reajuste. Para a deputada federal Jandira Feghali (RJ), vice-presidenta nacional do partido, “a dignidade dos brasileiros está cada vez mais ameaçada”. “O povo está desamparado por esse governo criminoso. Chega de fome, desemprego e miséria”, disse.

O deputado federal Orlando Silva (SP) também reagiu ao anúncio com novas críticas à política de preços mantida por Bolsonaro. Desde 2016, depois do golpe, a Petrobras passou a adotar para suas refinarias uma política de preços que se orienta pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e pelo câmbio. “Os trabalhadores, que não receberam um centavo de reajuste, sofrerão as consequências da criminosa política de preços patrocinada pelo governo. Bolsonaro é mais inflação, mais fome. Fora, traste! ”, afirmou o parlamentar.

Já o deputado federal Daniel Almeida (BA) afirmou que “a conta desse desgoverno está saindo cara demais” para o povo brasileiro. “Inflação em alta, salário mínimo super desvalorizado e todo dia um aumento do preço de tudo! Esse aumento vai impactar também os preços dos alimentos nos supermercados, que já estão em alta e afetar principalmente, a população mais pobre”, destacou.

Da redação

(PL)