A histórica vitória de Gustavo Petro e Francia Márquez na Colômbia neste domingo (19) — primeiros presidente e vice de esquerda do país — trouxe à tona o sentimento de esperança de uma possível virada à esquerda também no Brasil. Pelas redes sociais, lideranças do PCdoB parabenizaram os eleitos e o povo colombiano e reforçaram a importância deste momento para a América Latina.

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, destacou: “Mais uma vitória das forças progressistas em nossa região! Gustavo Petro e Francia Marquéz foram eleitos presidente e vice na Colômbia, derrotando a extrema-direita. Novos ventos de esperança sopram na América Latina.  Em outubro, seremos nós!”.

Leia também: Colômbia: Vitória de Gustavo Petro fortalece a esperança

Jandira Feghali, deputada federal (RJ) e vice-presidenta do partido, salientou o significado da eleição de uma mulher negra para a vice-presidência: “Mulher afro, mãe, advogada, lutadora, Francia Márquez MÁRQUEZ, vice-presidenta de Colômbia! Foi uma vitória do povo colombiano e para os direitos e a democracia da América Latina”.

Manuela d’Ávila, também vice-presidenta do PCdoB, colocou: “Que vitória que traz alegria e esperança a de Gustavo Pedro e Francia Márquez hoje na Colômbia! A esperança venceu o medo!”.

Para a secretária de Relações Internacionais do PCdoB, Ana Prestes, “a vitória de Petro e Márquez, representando o pacto histórico, é de uma magnitude enorme. Foram derrotados os vinte anos de uribismo. Pela primeira vez, em toda a história republicana colombiana, um projeto de esquerda é erguido pela força do povo colombiano ao mais alto do país. A América Latina se levanta em enorme festa com colombianas e colombianos”.

Vice-líder da oposição na Câmara, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), mandou um recado ao presidente brasileiro: “Vitória de Gustavo Petro na Colômbia, candidato da coalizão de esquerda. Os bons ventos sopram na América Latina.  E lá o candidato de direita reconheceu a derrota. Vai aprendendo, Bolsonaro”.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também salientou o sentimento de mudança que a vitória: “Bons ventos sopram na América Latina! A esperança vem da Colômbia, onde pela primeira vez um candidato de esquerda, Gustavo Petro, é eleito presidente do país! Sua vice é Francia Márquez, mulher preta, advogada, feminista e ativista pelo meio ambiente e contra o racismo. Ganham os colombianos mas ganhamos também todos nós que defendemos a democracia!”.

No mesmo sentido, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) destacou: “A Colômbia elege Gustavo Petro e Francia Marquez. Pela primeira vez o país terá um presidente de esquerda e uma vice mulher negra, advogada e feminista. Uma vitória que acalanta, dá esperança de novos ares e força para vencermos as forças do atraso e conservadorismo no Brasil. Em outubro daremos a resposta!”.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) apontou: “A dimensão da vitória de Gustavo Petro é histórica, sem exagero e nem vulgarização do termo. Mesmo nos momentos mais prósperos dos ventos mudancistas na América Latina, a Colômbia permaneceu à direita. Bons ventos sopram, precisamos saber navegar no Brasil. Venceremos a vaga reacionária!”.

Leia também: “Petro é a opção responsável para a Colômbia”, afirma ex-ministro

Por Priscila Lobregatte