Bruna Brelaz, Gustavo Petta e Manuella Mirella, eleita nova presidenta da UNE.

Logo após a conclusão do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) na noite deste domingo (16), que elegeu a chapa encabeçada pela estudante pernambucana Manuella Mirella, da UJS, o secretário nacional da Juventude do PCdoB , Gustavo Petta comemorou o vitorioso congresso da entidade em que já foi presidente por dois mandatos (2003 a 2007).

Gustavo foi também deputado federal e estadual pelo PCdoB- SP e está como vereador da cidade de Campinas-SP. Em entrevista ao Portal PCdoB, ele considerou o Congresso, realizado entre os dias 12 a 16 de julho, na UnB e no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, “o mais representativo”.

Este foi o primeiro congresso presencial, pós período pandêmico. Em 2021, o congresso que elegeu Bruna Brelaz presidenta da entidade, ocorreu de forma mista, por plataforma virtual e mesa presencial.

A 59ª edição recebeu cerca de 10 mil estudantes na capital federal, oriundos dos quatro cantos do país. Eles participaram de cinco dias de uma programação extensa que incluía debates, atos, encontros e atividades culturais.

Para Gustavo, a representatividade do Congresso da UNE se deu não só do ponto de vista dos debates políticos, mas das presenças de autoridades, como do presidente Lula e do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica – grande símbolo da esquerda mundial, em especial da América do Sul -, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Barroso, Flávio Dino, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dirigentes de vários movimentos e organizações sociais -, como o MST, e as principais centrais sindicais – citou o dirigente. Esse congresso “foi grande” também na representação da diversidade cultural, social, sexual e racial dos estudantes brasileiros.

O secretário de Juventude destacou ainda do Congresso, o ato organizado pelos estudantes em frente ao Banco Central “que unificou todo o movimento em torno da luta contra a alta taxa de juros que é um dos grandes empecilhos para o Brasil volta se desenvolver”, avaliou.

Para ele, a perspectiva para os estudantes universitários é muito boa, pois a UNE agora se posiciona com muita força para o próximo período. “No sentido de enfrentar as bandeiras da extrema direita, do bolsonarismo que ainda está presente no Brasil e, ao mesmo tempo, disputar os rumos do governo para que ele possa cumprir o programa que foi eleito nas urnas nas eleições de 2022”, ponderou.

Valorizou também o fato de a entidade estudantil ter entregue diretamente ao presidente Lula uma carta de reivindicações. Citou como principais proposições: “a luta por uma reforma universitária que sintonize a universidade brasileira com os principais desafios do Brasil, de desenvolvimento econômico e social, de erradicação da pobreza, de assistência estudantil que é algo fundamental para que os estudantes possam complementar os seus estudos, a política de acesso à universidade, entre outras muitas bandeiras”.

Gustavo parabenizou Bruna Brelaz, “por ter conduzido um histórico congresso” e a atuação das várias forças políticas. “Em especial a UJS e a JPL que são juventudes que possuem autonomia, mas que contam com a participação de jovens filiados ao PCdoB”. Concluiu dizendo estar muito feliz por ter contribuído com esse momento significativo para a entidade”.