Flávio Dino: realizar o Censo 2021 é cumprir a Constituição
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), veiculou vídeo em suas redes sociais no qual trata da vitória obtida no Supremo Tribunal Federal (STF) que deferiu, nesta quarta-feira (28), pedido feito pelo governo do estado para a realização do Censo Demográfico de 2021, após o governo Bolsonaro ter anunciado seu cancelamento.
“A decisão do governo federal de cancelar o Censo demográfico traz grandes prejuízos à sociedade porque gera uma espécie de apagão estatístico. Prejudica também os governos estaduais e as prefeituras”, ponderou Flávio Dino.
O governador explicou, ainda, que a decisão administrativa do governo Bolsonaro “contraria a Constituição e a legislação do nosso país. Por essas razões, ingressei com ação judicial no STF. E nesta quarta-feira, o ministro Marco Aurélio, do STF, deferiu a liminar determinando a imediata realização do Censo”.
Flávio Dino salientou que com a decisão, “o direito à informação está assegurado; o princípio federativo, ou seja, os direitos dos estados e municípios, também. E, acima de tudo, a Constituição e a lei serão cumpridas no Brasil como devem ser. É uma vitória do Estado democrático de direito”.
Confira o vídeo:
O Censo vai acontecer e não haverá apagão estatístico no Brasil. No vídeo, explico a vitória que tivemos hoje no Supremo, em favor de todos os entes da Federação e da sociedade >> pic.twitter.com/cPYZnlR9JZ
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) April 28, 2021
Leia também:
STF acata ação do Maranhão e governo Bolsonaro terá de fazer Censo
Parlamentares do PCdoB comemoram decisão do STF sobre Censo 2021
Por Priscila Lobregatte