Foto: PCdoB São Paulo

A Conferência Municipal do PCdoB São Paulo, realizada no último sábado (28) no Sindicato da Saúde de São Paulo (SinsaudeSP), foi um marco na trajetória do partido na cidade. O evento, que mobilizou cerca de três mil pessoas, foi considerado uma “grande vitória” pelo presidente da legenda na capital, Alcides Amazonas, uma vez que em 2021, durante o auge da pandemia, a conferência contou com a metade do público, cerca de 1.500 pessoas.

Com a presença de 200 delegados e delegadas, o destaque da conferência foi o fortalecimento do partido, com foco no trabalho de base e um projeto político eleitoral para 2024. Foram aprovados dois projetos de resolução abrangentes e, sob o lema “Revigorar o PCdoB, reconstruir o Brasil”, o PCdoB São Paulo também demonstrou seu apoio ao deputado federal Guilherme Boulos (Psol), também presente na Conferência, para a prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024, sublinhando seu compromisso com uma visão política progressista para a cidade.

Retorno de Cláudio Fonseca

Além disso, uma das surpresas mais notáveis do evento foi o retorno do educador Cláudio Fonseca, presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), ao PCdoB após duas décadas. Fonseca exerceu o mandato de vereador pelo PCdoB no período de 2001 a 2004 na gestão de Marta Suplicy. “A gente tinha três vereadores, eu, Ana Martins e Cláudio Fonseca. E agora, 20 anos depois, ele está de volta. Então foi uma festa na nossa conferência e ele vem para encabeçar o projeto eleitoral”, disse Amazonas ao Portal PCdoB.

“Esse meu retorno ao PCdoB para integrar o projeto eleitoral do partido, que não é só do PCdoB. É um projeto da Federação Brasil da Esperança que tem PV, PCdoB e PT para eleger o Boulos prefeito da cidade de São Paulo. É uma tarefa hercúlea, difícil, mas palpável, tangível e vai depender do envolvimento de homens e mulheres que sabem que a política é ferramenta importante para dar voz aos que estão abandonados”, disse Cláudio Fonseca durante o evento.

O deputado federal Orlando Silva também esteve presente no encontro e comemorou a volta de Fonseca ao PCdoB. “Eu era moleque lutando na UNE e via o professor Cláudio como uma inspiração que pensava pela política como enfrentar os desafios dos trabalhadores da educação”, disse o deputado. Na opinião de Orlando, a presença do educador no PCdoB vem em um momento propício não só para fortalecer o partido, mas também a liderança de Cláudio Fonseca. “Com o seu reforço, com a sua liderança o PCdoB volta para a Câmara municipal da cidade de São Paulo”, reforçou.

Nova direção eleita

A eleição da nova direção, que irá comandar o partido no município no período 2024/2025, também foi um destaque na conferência com 62 membros eleitos (veja abaixo) e Alcides Amazonas reconduzido ao cargo de presidente por unanimidade. Embora o quadro de direção tenha sido reduzido de 75 para 62 membros, a intenção da legenda é realocar essas lideranças para fortalecer o trabalho de base, um elemento fundamental para o partido.

Além da conferência grandiosa, politicamente e com debate do seu conteúdo, entre 2022 e 2023, o PCdoB São Paulo angariou 500 novas filiações. Destas, 300 foram efetivadas durante o processo de conferência, que começou no dia 15 de agosto. Ao longo de 60 dias, foram feitas 90 assembleias de base e mais 25 conferências dos chamados distritais e comitês de categoria, incluindo a conferência do último sábado.

Durante a conferência, foi aprovada uma resolução que enfatiza a necessidade de planejamento em relação à inserção do PCdoB nas lutas locais e a organização de agendas e participação em eleições de conselhos tutelares, conselhos e subprefeituras, conselhos de saúde, transporte, entre outros. Isso porque, segundo Alcides, “cada organismo tem uma realidade diferente, atua em áreas diferentes, tem prioridades diferentes”.

Foto: reprodução/Facebook

Alcides Amazonas ressaltou a animação da conferência, principalmente em relação ao projeto eleitoral, à volta de Cláudio Fonseca e ao apoio à candidatura de Boulos. Ele lembrou que as forças progressistas já governaram São Paulo em três ocasiões: “lá atrás com a Luiza Erundina, depois com a Marta Suplicy e mais recentemente com Fernando Haddad. “Então a cada 12 anos a gente tem essa experiência e agora está completando 12 anos”, disse. “Nós esperamos que esse rito continue, que a gente possa eleger o Boulos”, continuou.

Apesar de reconhecer que as eleições municipais de 2024 se apresentam como um desafio difícil, Amazonas enfatizou a determinação do partido em montar um programa de governo sólido e uma campanha politizada para alcançar a vitória.

“Nosso adversário aqui em São Paulo, que é o Ricardo Nunes, está fazendo a frente ampla deles, eles estão puxando aí a turma dos bolsonaristas que, infelizmente, ainda tem bastante força aqui em São Paulo. Mas nós achamos que montar um bom programa de governo, uma campanha politizada, nacionalizada – não tem jeito, aqui ela é nacionalizada – e mesmo sendo eleição dura, a gente tem condições de ganhar uma vez que o Boulos já foi pro segundo turno em 2020. Ele é um deputado federal eleito com mais de um milhão de votos aqui em São Paulo. A é batalha dura, mas nós achamos que mais uma vez a gente pode votar a governar a cidade de São Paulo”, concluiu.

Veja abaixo os nomes que compõem a nova direção do Comitê Municipal do PCdoB de São Paulo (2024/2025)

ALCIDES AMAZONAS
ALCINEA PEREIRA
ALEXANDRE PRESTES
ALTAIR ALVES DE FREITAS
AMARILDO FRANÇA
ANNA MARTINS
ANDERSON GUAHY
ANDREA BARCELOS
ANTONIO PEDRO (TONHÃO)
CAROLINE BERALDO
CELESTE GASTÃO
CLAUDIA RODRIGUES
CLÁUDIO COBOS
CLÓVIS MONTEIRO
DENIS VEIGA JUNIOR
DENISE FREITAS
DIOGENES POMPE
EDENILDA DAS NEVES (NILDA)
EDSON DE OLIVEIRA (PARANÁ)
ELDER VIEIRA
EVALDO VILAS BOAS (BABALÚ)
FÁBIO GARCIA
FERNANDO HENRIQUE BORGONOVI
FRANCISCO FREITAS
GICELIA DOS SANTOS (SULA)
HELIFAX SOUZA
IVAN LIMA
JAMIL MURAD
JOANNE MOTA
JOÃO MOREIRÃO
JONATHAN OLIVEIRA
JOSAFÁ CALDAS
JOSE CARLOS (NEGRÃO)
JOSE LUIZ PEREIRA (ZITO)
JOSÉ LUIZ RIZZO
KARINA SAMPAIO
KEILA PEREIRA FRANCISCO
KELE CRISTINA
LEOCIR COSTA ROSA
LIDIA CORREA
LUZIA HONORATO
MARCELO CORREIA
MARCELO RICHARD
MARCOS KHAUÊ
MARIA CICERA MINEIRO
MARIANA NUNES DE MOURA SOUZA
MARIARA CRUZ
MÁRVIA SCÁRDUA
MILTON FERREIRA (MILTÃO DA ADEGA)
MOACIR GONÇALVES
NAYARA SOUZA
PEDRO DE CAMPOS
RENATA NOGUEIRA
RICARDO ADRIANE RODRIGUES (PEIXE)
RODRIGO LUCAS PAULO
ROSANA ALVES
ROZINA CONCEICAO DE JESUS
SANDRA MOTA VILELA
SHEILA MARIA GONÇALVES DE OLIVEIRA
TERESINHA CHIAPPIM
VALÉRIA LEÃO
WANDER GERALDO DA SILVA



__