Dino e as crianças numa "Escola Digna": projeto tem ajudado a melhorar os índices de educação no estado

“O maior programa educacional da história é executado hoje no Maranhão e isso é reconhecido nacionalmente”, afirmou o governador comunista Flávio Dino (PCdoB-MA) ao exaltar a entrega de 14 escolas em 14 dias neste mês, no estado.

Segundo ele, nunca na história do Brasil foram inauguradas tantas escolas em tão pouco tempo.

O discurso foi proferido na cidade de Balsas, onde o governador esteve no último sábado (14) e assinou, entre outras, a ordem de serviço para implantar um Serviço de Hemodiálise. O equipamento na área da Saúde pública vai beneficiar 14 municípios da região, realizando até 700 atendimentos por mês. As obras devem começar já nesta semana, com prazo de conclusão de cerca de seis meses.

Meta: mil escolas

No início de setembro, quando foi realizado o 10º Encontro Nacional de Educação do PCdoB, o governador do Maranhão prestou conta aos camaradas comunistas reunidos em são Paulo dos resultados obtidos por sua gestão, àquela altura com 56 meses. Além de garantir o maior piso salarial do País para professores, o governador entregou 986 obras na Educação. A meta, que continua sendo perseguida com afinco pelo governo maranhense, é a inauguração de 1 mil escolas até o fim de dezembro. [Relembre a entrevista com Dino.]

Atividade parlamentar pela educação

Também a atividade parlamentar do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) tem colaborado para impulsionar a educação no Maranhão. Por isso, na última quinta-feira (12), ele recebeu o diploma de “Mérito Parlamentar 2019”. A homenagem foi feita Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

“É uma honra e uma alegria receber do Iema esta condecoração. Os Iemas desenvolvem um trabalho de muito valor para o Maranhão e hoje representam a prova de que escolas de qualidade, em tempo integral, com debate de tecnologia e ciência no ensino médio dão resultados concretos. Essa homenagem é também um incentivo para que possamos reforçar a luta por melhores condições de ensino e sempre em defesa da educação”.

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) faz parte do projeto de ensino integral implementado pelo governador Flávio Dino (PCdoB). Desde que assumiu o Palácio dos Leões, em 2015, foram implementadas 13 unidades de ensino médio e técnico e mais 13 unidades de ensino profissionalizante, beneficiando diretamente 26 mil alunos. Contando com os Centros Educa Mais e os Núcleos de Educação Integral, são mais de 50 unidades de ensino integral em todo o estado. Até 2014, não havia nenhuma escola desse tipo.