A deputada estadual Isa Penna | Imagem: Divulgação

A deputada estadual Isa Penna (PCdoB-SP), candidata a deputada federal, entrou com uma representação nesta segunda-feira (19), na Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo, pedindo apuração urgente da ameaça de morte que recebeu por e-mail no final de semana.

A intimidação foi feita após a parlamentar paulista pedir a cassação do mandato do deputado bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), pelas agressões verbais feitas à jornalista Vera Magalhães no final do debate da TV Cultura entre candidatos ao governo do estado de São Paulo, na última semana.

Garcia foi alvo de oito representações no Conselho de Ética da Alesp por conta das agressões à jornalista. Entre os pedidos está o da deputada Isa Penna.

Esta é terceira vez que Isa sofre uma ameaça este ano. Diferente das outras vezes, nesta, um homem que se identifica como Emerson Eduardo Rodrigues Setim, “exige” que o mandato de Douglas Garcia não seja cassado e que Isa renuncie ao cargo. Caso contrário, ele promete “invadir a Assembleia Legislativa e fazer um massacre”.

“Atenção! Exijo que a Assembleia Legislativa de São Paulo não casse o mandato do Douglas Garcia e que a Isa Penna renuncie ou tenha o mandato cassado! Se não, vou invadir a Assembleia Legislativa e fazer um massacre!”, diz o texto enviado ao gabinete da parlamentar. “Depois de quebrar seu crânio com um martelo ordinário e matar qualquer um que estiver junto com você, vou jogar gasolina no seu corpo imundo e tocar fogo, matar todos os deputados e assessores que eu encontrar, incendiar o prédio da Assembleia e no fim meter uma bala na minha cabeça.”

Segundo apuração da Folha de S. Paulo, Emerson Eduardo “foi preso em 2012 pela Polícia Federal por manter um site com publicações contra negros, judeus, mulheres, homossexuais e nordestinos. Em 2019, Emerson Eduardo também esteve envolvido em ameaças de morte contra o então deputado Jean Wyllys.”

A advogada de Isa Penna, Maíra Recchia, diz que a situação “é extremamente grave. Além de todos os xingamentos e ameaças, é uma clara tentativa de intimidação e coação de uma mulher que é uma parlamentar e candidata a deputada federal”.

“É importante que se investigue também a conduta do deputado Douglas Garcia já que ele aparece como defendido em meio às agressões”, afirma ela.

Maíra Recchia, que atua em conjunto com a advogada Priscila Pamela dos Santos, afirma que elas decidiram entrar com um pedido diretamente na Procuradoria Regional Eleitoral, já que se trata de uma violência política de gênero. Na representação, elas pedem também a prisão preventiva de Emerson Eduardo – se ficar comprovado que o e-mail é de sua autoria.

Em suas redes sociais, Isa enfatiza que “estamos num momento histórico. Não vamos recuar. É uma tentativa frustada de silenciamento das mulheres e o caminho é a rua! É a política e ocupar estes espaços em defesa da democracia! O voto enquanto resistência!!”

“Sou mulher e estou na política, sim! Minha caminhada é lado a lado do povo brasileiro, por um Brasil que defenda seu povo e os direitos de todas e todos! Eu não sou uma ‘aberração’, meu nome é Isa Penna, sou a mulher que enfrentou o meu assediador e ninguém vai me calar!”, finaliza.

Em nota, o PCdoB de São Paulo repudiou a ação e a gravidade dos ataques destinados à Isa Penna. Além disso, exige apuração imediata do caso e garantia de medidas de segurança à deputada. O documento também reafirma o “compromisso de luta contra a violência política de gênero e contra o clima de barbárie que ronda a política brasileira.” Leia a íntegra abaixo.

Nota de indignação

Estamos estarrecidos com a gravidade dos ataques destinados à nossa Deputada Estadual Isa Penna, que sofreu recentemente uma ameaça de morte assinada por Emerson Eduardo Rodrigues Setim.

Por meio de uma carta, entregue para todos os e-mails da Assembleia Legislativa de São Paulo, Emerson além de ofender de forma muito violenta Isa Penna, pede a renúncia imediata da deputada estadual, como contrapartida para não ser assassinada.

É absolutamente grave! O PCdoB exige apuração imediata deste caso e garantia de medidas de segurança à deputada.

Prestamos de público também nossa solidariedade à Isa Penna e reafirmamos nosso compromisso de luta contra a violência política de gênero e contra o clima de barbárie que ronda a política brasileira.

19 de setembro de 2022
Comitê Estadual do PCdoB SP