O time do PCdoB no Acre nestas eleições entra em campo com seis candidaturas já deferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São três homens e três mulheres comunistas que disputam vaga à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa do Estado. Pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), os comunistas apresentam duas candidaturas a federal e quatro a estadual.

Federal

A candidata Perpétua Almeida 6513 foi eleita deputada federal em 2018 e está no seu quarto mandato na Câmara do Deputados. A deputada faz uma intensa campanha pelo estado apresentando suas principais conquistas para o povo acreano em seu último mandato. Filha de seringueiro e caçula entre 15 irmãos, Perpétua nasceu no seringal Cruzeiro do Vale, que hoje é o município de Porto Walter. Ex-freira, a deputada foi professora e bancária. Perpétua já foi vereadora no município de Rio Branco. Foi líder do PCdoB na Câmara, e tem atuação destacado na defesa do trabalhador e trabalhadora do país, em defesa da Amazônia, dos pequenos produtores rurais, dos povos indígenas do Brasil. É uma das parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo o Diap.

Conheça mais sobre a candidata

Leia também: Perpétua Almeida diz que Bolsonaro cometeu crime de traição à pátria

Zé da Rosa 6565 também está na disputa a deputado federal. Ele nasceu em Lábrea, no Amazonas, mas reside em Manoel Urbano, região central do Acre. Foi gerente do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) em Manoel Urbano. Trabalhador da construção civil (pedreiro), atuou também no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manoel Urbano. Filiado ao Partido Comunista do Brasil há mais de 20 anos.

Candidato

Estadual

Candidato a reeleição, o deputado estadual Edvaldo Magalhães 65123 é professor de Matemática e exerce seu terceiro mandato como deputado. Edvaldo também revitalizou a sede do Poder Legislativo, criou a Agencia Aleac e modernizou as instalações da Assembleia e investiu na qualificação profissional dos servidores.

Conheça mais sobre o candidato

Outro forte candidato à assembleia legislativa do Acre é o professor, psicólogo e historiador Edy Bastos 65650. Concursado pela Prefeitura de Feijó, no Acre, Edy é professor da Universidade Paulista (UNIP). Militante da Unegro. Diretor Executivo do Centro de Estudos e Referência da Cultura Afro-Brasileira do Acre. Tem experiência na área de assistência social, História, com ênfase em História do Movimento Negro e das Religiões de Matrizes Africanas no Acre.

Candidato

A estudante universitária Letícia 65234 também disputa vaga na Assembleia. Com apenas 23 anos, a jovem disputa pela primeira vez as eleições deste ano. Ela nasceu em Rio Branco em 5 de fevereiro de 1999.

Candidata

Já Waldenira Pereira Dos Santos, conhecida como Wal 65654, completa o time do PCdoB ao cargo estadual do Acre. Mulher negra, ela é servidora pública estadual e tem 52 anos.

Candidata

Leia mais: Em ato, Perpétua e Edvaldo destacam a força da juventude para mudar o Acre