Os efeitos do surto de Ômicron afetaram mais a economia chinesa nos meses de março e abril. Entre maio e junho já começou a recuperação.

A China conseguiu combater o novo surto de Covid-19 no país e ainda apresentou um crescimento do PIB de 2,5% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2021.

Crescimento teve forte base na produção industrial, que subiu 3,4%, e, em especial, nas indústrias de alta tecnologia, que cresceram 9,6% nos seis primeiros meses do ano.

A partir de abril, um novo surto de Covid atingiu algumas regiões da China, que por sua política de “covid zero” orientou fechamento de fábricas e comércios, isolamento social e testagem em massa.

No primeiro trimestre, a economia chinesa cresceu 4,8%, enquanto no segundo, com forte influência dos lockdowns, cresceu 0,4%. Ao todo, cresceu 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na primeira metade do ano, a renda per capita subiu 3% reais, ou seja, descontada a inflação, ao passo em que foram criados 6,54 milhões de empregos urbanos. As exportações cresceram 13,2% e as importações 4,8%.

Em comunicado, o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) ressaltou que “o crescimento econômico não veio facilmente” no primeiro semestre. Um novo surto de Covid causou a morte de cerca de 800 chineses, mas atualmente a média móvel já está em 0 mortes por dia. Desde o começo da pandemia, apenas 5,2 mil chineses faleceram de Covid-19.

O porta-voz do NBS da China, Fu Linghui, contou que o segundo trimestre foi afetado por fatores internos, como a Covid-19, e externos, como a guerra na Ucrânia, mas as políticas econômicas foram bem sucedidas e a economia se estabilizou e recuperou.

A economia chinesa foi mais afetada nos meses de março e abril, mas entre maio e junho já houve recuperação.

Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, a média móvel de mortes por Covid-19 se manteve acima de 300 – hoje está se mantendo acima de 400 – e no primeiro trimestre do ano houve uma queda de 1,6% no PIB nacional, segundo o Bureau of Economic Analysis (BEA).

A produção industrial dos EUA caiu 6,9% no primeiro trimestre. Os dados do segundo trimestre, o que também permite a análise semestral, não foram divulgados.

A inflação, no acumulado de 12 meses, chegou a 9,1% e é a maior em 41 anos. Somente em junho, a inflação foi de 1,3%.

O desastre econômico que está acontecendo nos EUA é causado, em parte, pelas sanções que aplicou unilateralmente contra a Rússia por conta da operação militar especial na Ucrânia.