Elias Jabbour | Foto: divulgação

A Câmara Municipal de Niterói concederá título de Cidadão Niteroiense a Elias Jabbour ainda este mês. A iniciativa é do vereador Leonardo Giordano (PCdoB). Jabbour comentou o feito nas redes sociais. “Acabei de receber a notícia que irei receber ainda este mês o título de “Cidadão Niteroiense”. Eu não tenho palavras por tal iniciativa. Só posso agradecer por tamanha distinção.”. Na ocasião, Leornado disse ser “uma honra” e que o título dedicado a Jabbour é “mais que merecido”.

Elias Jabbour é professora associado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE-FCE-UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ). Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005), e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010).

É Subchefe do Departamento de Evolução Econômica da FCE-UERJ. É bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (PROCIÊNCIA) da UERJ. Foi – entre abril de 2006 e fevereiro de 2007 – Assessor Econômico da Presidência da Câmara dos Deputados (Brasília-DF).

É filiado ao PCdoB desde 1992 e membro do Comitê Central do partido. Além disso, possui cerca de 25 anos de dedicação intelectual às temáticas do socialismo e da experiência chinesa. É autor dos livros: China: socialismo e desenvolvimento – sete décadas depois (Anita Garibaldi, 2019); China hoje: projeto nacional, desenvolvimento e socialismo de mercado (Anita Garibaldi/EDUEPB, 2012); China: infra-estruturas e crescimento econômico (Anita Garibaldi, 2006) e China: desenvolvimento e socialismo de mercado (Departamento de Geociências, CFH-UFSC, 2006).

__