Evento contou com a presença de autoridades e militantes do PCdoB de diversas regiões do Maranhão | Foto: reprodução/Agência Assembleia/Wesley Ramos

A tarde desta segunda-feira (22) foi marcada por uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Maranhão em homenagem aos 101 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ocorrida em 25 de março. Proposta pelo deputado estadual comunista Rodrigo Lago, a solenidade reuniu diversos parlamentares, lideranças políticas e militantes de partidos de diversas regiões do estado, em um evento marcado por discursos enaltecendo a trajetória do partido e sua contribuição para a democracia brasileira.

A solenidade foi iniciada com a execução do hino do PCdoB, entoado pelo cantor Edilson Gusmão. Em seguida, os componentes da mesa de honra proferiram discursos enaltecendo a trajetória do partido e sua contribuição para a democracia brasileira.

“Hoje é dia de celebrarmos o partido mais longevo do Brasil, nesta casa representado por cinco deputados, figurando como a segunda maior bancada do Parlamento maranhense. São 101 anos de história de uma legenda que contribui com o governo do presidente Lula, com a gestão do governador Carlos Brandão e que sempre está ajudando o nosso país. As últimas eleições foram difíceis, mas o PCdoB resistiu, assim como o fez ao longo de toda a sua história”, disse Rodrigo Lago.

Márcio Jerry afirmou que a comemoração do aniversário do partido é uma celebração à democracia brasileira e à luta pelos direitos do povo, especialmente da classe trabalhadora. Segundo o parlamentar, 101 anos que o partido luta em defesa do Brasil e, principalmente, da soberania nacional, bem como por um projeto de desenvolvimento que incorpore todos os cidadãos, sem distinção. “Logo, é importante renovarmos a nossa crença democrática e fortalecermos a nossa militância, pensando na importância de lutarmos por um país cada vez melhor para todos nós”, frisou Jerry.

Sessão solene em homenagem aos 101 anos de fundação do PCdoB | Foto: Instagram/Marcio Jerry

Duarte Júnior lembrou que o PCdoB foi seu primeiro partido e pelo qual disputou vaga na Assembleia Legislativa, obtendo a maior votação já alcançada por um deputado estadual na capital maranhense. “É um partido de muitas lutas sociais, comprometido com aqueles que mais precisam e que muito mais contribuirá para a história política do Maranhão e do Brasil”.

Francimar Melo, presidente estadual do PT, falou sobre a importância das alianças partidárias para o fortalecimento da democracia. “O PCdoB tem sido parceiro do PT, lembrando que a eleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva conclui um ciclo que mostra que a unidade faz a diferença. Comemorar esta data é uma honra para nós do PT, pois somos muito gratos a essa parceria que beneficia a democracia”, disse.

O secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pereira, destacou os momentos difíceis da história política brasileira e a resistência do partido nesse contexto. “Falar do PCdoB é falar da história do Brasil e nós chegamos a ele em um momento muito turbulento dessa trajetória. Nós enfrentamos a ditadura e aprendemos o abc da luta. Era um partido que não conseguia registrar sua existência e teve de fazê-lo por meio de outras siglas”, lembrou.

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, ressaltou que ser comunista é motivo de orgulho e alegria. “Uma vez que ele [PCdoB] me representa enquanto militante mulher. Foi nele que me encontrei e hoje sou uma política que vai à luta”, frisou.

A suplente de deputado federal Flávia Alves também destacou sua predileção pelo partido. “Como eu me filiei no ano passado dentro do contexto de seu centenário, hoje estou comemorando um ano com a legenda. Minhas escolhas sempre foram muito bem pensadas e definidas. Estar no PCdoB é uma honra e nesse partido continuarei lutando por mais mulheres na política progressista”, disse.

com informações da Alema