Após manutenção, gasoduto que liga campos russos à Europa volta a funcionar

“A maior empresa de energia da Rússia, a Gazprom, sempre cumpriu, está cumprindo e pretende cumprir todas as suas obrigações. Não há base alguma para nossos parceiros mudarem ou tentarem transferir seus próprios erros para a Rússia e a Gazprom”, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, após ser questionado por jornalistas sobre o papel da estatal na crise energética europeia.

Foi o que frisou Putin, depois da conclusão da Cúpula Trilateral de Líderes dos Estados-Garantes do cessar-fogo na Síria, na terça-feira (19), ao lado do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

O presidente russo também salientou que países da União Europeia, orientados pelos Estados Unidos, fecharam rotas de energia e impuseram sanções ao fornecimento de gás, apesar da prontidão e da capacidade da Gazprom de fornecer o gás que a Europa precisa.

Como exemplo, Putin assinalou o fato da Ucrânia fechar o ponto de entrada de Sokhranivka por razões políticas. Sokhranivka é uma das estações de trânsito de gás russo para a Europa através do território ucraniano.

Soma-se a isso a Polônia ter imposto sanções contra o gasoduto Yamal-Europa. Eles até o usaram na direção oposta para comprar gás russo da Alemanha em condições mais vantajosas.

“Mas [como consequência] o volume de gás no mercado europeu foi reduzido, elevando os preços. Quem ganhou com isso?”, questionou o líder russo.

Fluxo em retomada

Logo após as declarações de Putin, o gasoduto Nord Stream 1, que liga a Rússia à Alemanha, retomou as operações. Isto ocorreu nesta quinta-feira (21) após dez dias de manutenção.

A empresa especificou que a manutenção custou a ser iniciada por que o Canadá negava-se a enviar as turbinas que elevam a pressão do gás nas estações intermediárias e que estavam em recuperação na sede da Siemens no Canadá. A alegação canadense para a não entrega das turbinas era a adesão às sanções de bloqueio à Rússia, ditadas por Washington,

Depois de intensa pressão por parte da Alemanha que já começava a ficar sem o gás, uma das turbinas foi liberada.

A direção da Gazprom informa, no entanto, que falta uma segunda turbina ser liberada para que o gasoduto volte a funcionar a plena carga.

Se a turbina não fosse entregue, a Rússia não conseguiria atender ao bombeamento de mais de 30 milhões de metros cúbicos por dia. “Qual é a culpa da Gazprom nisso?”, perguntou o presidente.

Da mesma forma, argumentou, os países europeus estão cometendo erros semelhantes no setor de petróleo, falando em reduzir as compras de petróleo da Rússia e limitar os preços. “O resultado será o mesmo: os preços do petróleo vão disparar”, constatou.

Putin mencionou que há dois meses conversou com o chanceler alemão Olaf Scholz sobre a conclusão suspensa do gasoduto Nord Stream 2 e os volumes que haviam sido reservados com a Gazprom. “Sua resposta foi que havia outras questões mais importantes no momento e que era difícil e desconfortável abordar essa questão”, disse ele.

Putin especificou ainda que o aumento do preço do gás natural, de 100 dólares por 1.000 metros cúbicos em 2020 para 1.700 dólares este ano, se deveu a que os investimentos de capital fixo em energia tradicional diminuíram devido a decisões políticas anteriormente tomadas pela UE.

“Eles são grandes especialistas no campo das relações não tradicionais e agora decidiram apostar em fontes não tradicionais também no setor energético”, ironizou Putin.

Os líderes ocidentais falam muito em “energia solar e eólica”, disse. Mas “o inverno acabou sendo longo, sem vento, e pronto”, assinalou o presidente russo, lembrando que essa decisão não pode ser tomada sem planejamento, sem metas concretas.

Depois que as autoridades alemãs solicitaram que este equipamento seja devolvido à Rússia, “eles dizem que o receberemos em breve, mas a Gazprom ainda não recebeu nenhuma notificação oficial sobre isso”.

Putin concluiu reafirmando que “a Gazprom tem cumprido e continuará cumprindo integralmente suas obrigações, se alguém precisar, é claro. Se eles próprios fecham tudo e depois procuram alguém para culpar, isso seria simplesmente engraçado se não fosse tão triste”, concluiu.