A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) pediu agilidade na votação do seu Projeto de Decreto Legislativo (PDL 75/20) que trata sobre a cobrança de bagagens em voos nacionais, que entrou em vigor em dezembro de 2016 com a promessa de reduzir o preço das passagens aéreas.

Segundo o projeto, fica proibida a cobrança de qualquer tipo de taxa por bagagens de até 23 quilos em voos nacionais e 30 quilos em voos internacionais.

“Quase que semanalmente estou apelando para que esta Casa vote nosso projeto que proíbe a cobrança de bagagem. Nós precisamos dar uma resposta imediatamente ao que as empresas estão fazendo. Eles aumentam sem parar os preços das passagens aéreas e pior, estão cancelando voos de vários estados no Brasil, inclusive no Acre”, afirmou.

Perpétua recorda: “lutamos contra a aprovação da cobrança de bagagem. Conseguimos botar na Medida Provisória da aviação a proibição das empresas aéreas cobrarem pela mala despachada e garantimos aprovar a gratuidade de uma mala de 23 quilos. Mas Bolsonaro vetou a gratuidade abrindo caminho para as empresas cobrarem”.

Vale destacar que, no estado do Acre, o trecho Rio Branco – Cruzeiro do Sul chega a custar R$ 2 mil, dependendo da data do voo.