O PCdoB está preparando um documentário para marcar o centenário do partido. As gravações começaram neste fim de semana (13) e vão até esta quarta-feira (16). O filme deverá ter 18 minutos que contarão, com registros de momentos políticos significativos, os cem anos da legenda mais longeva do país.

Ao participar das gravações ocorridas no domingo (13) no Parque 13 de Maio, no Recife, a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, declarou: “estamos comemorando em alto estilo o nosso centenário com esse documentário”.

Luciana e militância durante filmagem. Foto: Pedro Caldas

Ela acrescentou ainda outros eventos centrais das comemorações, como o Festival Vermelho — que está previsto para acontecer nos dias 25, 26 e 27 de março, em Niterói (RJ) —, a exposição na Câmara dos Deputados e o livro iconográfico “Imagens da Centenária História de Lutas do Partido Comunista do Brasil (1922-2022)”.

O projeto do documentário conta com a direção de José Miglioli e fotografia de Mariano Maestre. O roteiro teve a participação de Guido Bianchi, dirigente do partido em Pernambuco, Adalberto Monteiro, recém eleito secretário de Formação e Propaganda, Tiago Delacio e Rafael Buda. Também terá as atuações de Carlos Carvalho, José Barbosa Neto — da peça teatral “A Mulher Monstro” — e Hilda Torres, entre outras e outros.

Foto: Pedro Caldas

 

A previsão é de que no início de março o vídeo esteja disponibilizado para a divulgação do  centenário, ilustrando eventos, encontros e atividades culturais, festivas e atos políticos.

Confira aqui vídeo de Luciana Santos sobre as filmagens.

Leia também:

Resolução sobre as comemorações do Centenário do PCdoB

“Floresce a Esperança”: PCdoB lança lema e marca do Festival Vermelho

Por Priscila Lobregatte