Resolução sobre as comemorações do Centenário do PCdoB

A plenária final do 15º Congresso desencadeou as comemorações do Centenário com a declaração da presidência do Partido, que aponta:

“As comemorações do centenário do Partido se darão, simultaneamente, à agenda de solenidades do Bicentenário da Independência, e, também, dos 100 anos da Semana de Arte Moderna. São comemorações que se entrelaçam. O PCdoB nasceu e chega a um século de presença na história brasileira, lutando pela completa independência e soberania de nosso país e sempre esteve irmanado com as artes e a cultura brasileira. Celebrando seus cem anos, o Partido Comunista do Brasil atua no presente, mirando o futuro, com a convicção de que o Brasil pode vir a se tornar um país forte, soberano, democrático, socialmente avançado, solidário com os povos do mundo. Nossa homenagem às gerações de bravos e bravas que o edificaram ao longo de um século de lutas. Eles e elas continuam vivos no coração das novas gerações. São, para nosso povo, motivo de imenso orgulho e inspiram os/as comunistas e lutadores/as progressistas contemporâneos. O Partido marcou a história com suas bandeiras e impregnou-se de brasilidade. Incorporou a força dos sertanejos, enaltecidos por Euclides da Cunha, e não perdeu a ternura como aconselhou Guevara. E arma-se da força transformadora, revolucionária, da classe trabalhadora e da persistente teimosia de nosso povo que não abre mão de realizar seus sonhos e ser solidário, criativo e alegre.”

Emanados por essas convicções e sentimentos, o Comitê Central do PCdoB, convoca todo o Partido a realizar e engajar-se nas comemorações do Centenário. Será realizada uma programação nacional, que incorpora os eventos comemorativos organizados pelos estados e munícipios, abarcando sessões solenes nos parlamentos, seminários, debates, exposições iconográficas, publicações, vídeos, festejos e campanhas de filiação, com ápice em 25 de março de 2022.

As principais lideranças participarão das comemorações em todo o Brasil, movimentando caravanas do Centenário, apresentando nossa história de luta e compromisso com o povo, nosso orgulho de participar da construção de nossa nação, de contribuir no parlamento brasileiro, entrelaçados com as lutas populares, no parlamento, nas ruas e nas redes, para assegurar direitos e conquistas civilizatórias para o povo brasileiro.

As comemorações do Centenário são momento especial, 2022 será o ano do PCdoB, em cada local onde exista um militante, uma base, um Comitê Municipal, um Comitê Estadual. O clima de comemorações e festa, alicerçado na história de lutas do Partido, espraiará para a montagem dos projetos eleitorais, pré-campanha e alcançará as urnas, contribuindo para a eleição de importantes bancadas de comunistas para os Parlamentos Estaduais e o Congresso Nacional.

Convocamos toda a aguerrida militância, de forma criativa e com a alegria típica do povo brasileiro, a realizar a grande festa do Centenário.

Dentre as atividades do Centenário destacamos:

Sessão Solene do Congresso Nacional

Sessão Solene do Congresso Nacional, em Brasília, trabalhamos com a data de 23 de março, que será confirmada no início do ano legislativo, em fevereiro. É importante a mobilização de lideranças e militantes dos estados. Sessões solenes devem ser realizadas nas assembleias legislativas e câmaras municipais.

Festa do Centenário – Festival Vermelho

Outro momento alto das comemorações acontecerá no Caminho Niemeyer, em Niterói-RJ, nos dias 25, 26 e 27 de março, com a realização do primeiro Festival Vermelho (apresentação em anexo).

Para as comemorações em Niterói conclamamos todos os Comitês Estaduais a participarem intensamente, mobilizando caravanas, propondo nomes para participar dos Palcos e Arenas, preparando uma programação cultural, gastronômica e política, para participar da Feira dos Estados. Os Comitês Estaduais devem manifestar interesse em participar da Feira com um estande, informando o tamanho necessário para organizar suas atividades, até o dia 20 de janeiro, no e-mail [email protected] .

Exposição Iconográfica

Exposição Iconográfica, de 4 a 29 de abril de 2022, na Câmara dos Deputados, conta nossa história através de imagens. Uma versão compacta dessa exposição estará disponível para que possa ser reproduzida nos estados.

Documento do Centenário

O Comitê Central organizará o documento do Centenário que deve ser lançado e publicado em março.

Seminário Nacional

Ainda em abril será realizado o Seminário Nacional da Fundação Maurício Grabois que abordará a trajetória centenária dos comunistas brasileiros.

Lançamento de Livros

Durante a programação será incentivado o lançamento de livros com a temática do Centenário, dentre eles:

Livro do Documento dos Cem anos

Livro Iconográfico

Livro Contribuição dos comunistas no Parlamento brasileiro

Livro Um século dos comunistas no movimento sindical brasileiro

Audiovisual

Vídeo de curta-metragem sobre a trajetória centenária do PCdoB

Podcasts

Filme (longa), expectativa de lançamento até dezembro de 2022

Comunicação

A partir de janeiro a comunicação do Partido no âmbito nacional e dos estados irá publicar vídeos, cards, artigos nas redes e nos portais, realizará lives e oferecerá outros materiais alusivos à temática do Centenário.

Loja do Centenário

Em janeiro será lançada a loja do Centenário com venda de produtos e eventos do Centenário.

Agenda Nacional das comemorações do Centenário

O Portal PCdoB <pcdob.org.br> hospedará a agenda nacional das comemorações que contará com a programação das comemorações em todos os estados. A agenda estadual deve ser informada para o e-mail [email protected] .

Cada Comitê Estadual é instado a organizar um plano, uma agenda concreta de diferentes comemorações envolvendo a militância e os amigos e amigas do PCdoB.

Caravana do Centenário

Mobilização das lideranças nacionais para participar dos eventos comemorativos nos estados

Kit Comemoração

Será disponibilizado para as comemorações nas bases e municipais um kit comemoração contendo vídeo com Hino do Partido e Hino Nacional, vídeo de curta-metragem sobre a história do PCdoB e um vídeo com pronunciamento da presidenta sobre o Centenário.

Vamos mobilizar amigos, amigas, filiados, filiadas e militantes, para no transcurso do Centenário, alicerçados na força e luta do povo, avançar na construção de um PCdoB forte e um Brasil soberano, democrático e socialista.

 

Brasília, 11 de dezembro de 2021.

Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)