O momento político exige mobilização dos militantes, com grande agitação nas ruas, nas redes e também por meio de contribuição financeira. Esta é a avaliação de Ricardo Alemão Abreu, secretário nacional de Administração e Finanças do PCdoB, em entrevista de vídeo exclusiva para a Comunicação nacional do Partido.

“Estamos passando no Brasil uma série de medidas reacionárias, retrógradas, antinacionais, antipopulares. E neste momento é mais importante a contribuição dos militantes e as doações dos amigos e amigas.”

Para o dirigente, o PCdoB tem que estar mais forte para se fazer presente na luta do povo. “Sem grandes mobilizações populares, maior conscientização do povo brasileiro e sem ampliar resistência, não vamos conseguir vencer a onda reacionária que está destruindo o Brasil, os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.”

Explicando que as tarefas militantes incluem a organização, o estudo, o debate das ideias nas ruas e nas redes, Alemão ressalta ainda que é “fundamental que a participação dos militantes e amigos se faça nas manifestações, nas lutas populares, mas também com a contribuição financeira militante.”

Independência financeira

Recentemente, o PCdoB lançou uma campanha que consiste em um vídeo produzido em parceria com a Comunicação partidária. Na peça, reforça, junto à militância, que é importante garantir a autossustentação financeira do partido.

Segundo o dirigente, a conscientização dos militantes para a arrecadação também tem a finalidade de tornar o partido mais independente do ponto de vista financeiro, reequilibrando a proporção de recursos que sustentam a atividade partidária. “Sem tanta dependência dos recursos do estado, o partido se fortalece”, afirmou, lembrando que atividades como as conferências municipais – que estão a todo vapor -, bem como as despesas com as sedes e vários outros itens, são financiados pelos próprios comunistas. Ele reafirmou que “a maior parte dos recursos da contribuição fica para a direção municipal e para as bases do partido. E uma parte menor para a direção nacional e estadual.”

Contribuir com um clique

O dirigente também explicou que o PCdoB mantém um sistema moderno e simples para a participação dos comunistas. O Sistema Nacional de Contribuição Militante (Sincom) é digital e fica disponível no pcdob.org.br. Por meio dele é possível fazer a contribuição, recorrente ou não, em qualquer valor, com poucos cliques.

No PCdoB, argumenta o secretário, valoriza-se muito a contribuição “como dever e como atitude de alto valor ideológico”.

Assista a seguir a entrevista completa: