Com duas agendas de reuniões setoriais, a Comissão Nacional de Organização (CNO) esteve reunida nesta quinta-feira (16) pela manhã, por videoconferência com parte dos estados da região Nordeste do país, como Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Além dos responsáveis pelo PCdoB nestes estados, participaram ainda os membros da CNO, o secretário nacional de Organização, Fábio Tokarski, os secretários nacionais Adalberto Monteiro (Comunicação), Neide Freitas (Planejamento) e Nivaldo Santana (Sindical).

Rio Grande do Norte

Pelo estado, falou o presidente do PCdoB-RN Divanilton Pereira, acompanhado de membros de direção no estado como Alexander de Brito Barbosa, Wolney Diniz e Carlos Antonio Bezerra da Silva.

Divanilton Pereira abriu sua fala destacando que é preciso analisar a atual quadra política em que se desenvolve o congresso do PCdoB, lembrando que a crise pandêmica já esteve pior no Brasil. Em seguida, o presidente estadual apresentou em tela um calendário com metas e tendências de mobilização e realização das conferências municipais e enumerou as ações de debate do projeto de resolução e da plataforma emergencial. Segundo Divanilton, o ciclo de debates ocorreu entre os dias 21 de julho a 9 de setembro e reuniu 272 camaradas para debater temas da tese.

Sobre o processo de realização das conferências, o dirigente contou que estão agendadas em mais de 30 principais municípios do estado, das 56 em que o partido tem diretório, com a perspectiva de mobilizar mais 370 militantes. Até o momento já foram realizadas 20 conferências, com mais 200 participantes e que já tiraram 57 delegados e delegadas para a conferência estadual marcada para ocorrer …

Sobre Natal, Divanilton ressaltou que realizaram quatro reuniões de comitês distritais e a conferência da capital se reúne nos dias 17 e 18 de setembro para eleger novos membros e representantes para a conferência no estado. Sobre a nominata para constituir a nova direção, o presidente contou que será apresentada uma alternância na presidência.

Já o comitê estadual, contou Divanilton, a direção está produzindo uma nominata para ser apresentada na conferência que está até o momento com 98% concluída, com renovação e alternância e com uma maior participação feminina , ressaltou. Destacou ainda que procurarão resolver o déficit na Comunicação do PCdoB no RN.

Pernambuco

Na mesma linha, o secretário estadual de Organização do PCdoB-PE, Ossi Ferreira fez uma apresentação dos municípios onde foram realizadas ações congressuais. “As conferências vão acontecer até o dia 22 de setembro no estado e a 22º conferência estadual vai acontecer dia 1º de outubro, contou.

Segundo Ossi, o primeiro passo foi construir bases em torno de lideranças. O dirigente mostrou um quadro com as agendas das conferências. De 21 de agosto a 11 de setembro foram realizadas conferências menores nas regiões: Mata Sul, Sertão, Mata Norte, mas a maioria vai acontecer neste fim de semana, contou.

Sobre o processo de conferências, a exposição contou ainda com uma planilha com responsáveis, metas de mobilização, recadastrados e contribuintes. O comitê estadual tem 69 membros, contou. Com ele, acompanhou o membro do comitê central e presidente do PCdoB de Recife, Alanir Cardoso.

Manifestações

O secretário nacional Sindical do PCdoB, Nivaldo Santana, representante do PCdoB na campanha “Fora, Bolsonaro” discorreu sobre as manifestações marcadas para o próximo dia 2/10, lembrou que a maioria das conferências estaduais estavam marcadas para ocorrer neste mesmo dia, mas que o Partido tomou a decisão de alterar as datas para focar na mobilização do dia 2. “O movimento de oposição ao governo Bolsonaro está adquirindo maior musculatura, não só ampliando, mas ganhando adeptos”, apontou Nivaldo.

O dirigente nacional também comentou sobre a atitude correta do PCdoB em participar dos atos no dia 12 de setembro, mesmo que tenha sofrido ataques, Nivaldo ponderou que a flexão tática para certos grupos necessita de um certo tempo.

Ainda sobre os atos do dia 2/10, Nivaldo disse que a data foi consolidada em reunião com os partidos no Congresso Nacional e que está havendo um certo esforço para juntar todos do movimento ‘Fora, Bolsonaro’ e atrair novos setores. Segundo ele, “a base que antes era bolsonarista já está engrossando nosso caldo”. Para ele, esses movimentos são importantes na luta política para a construção da frente ampla para isolar e derrotar Bolsonaro.

Comunicação

Na mesma linha, o secretário nacional de Comunicação, Adalberto Monteiro, destacou que a marcha da realização do 15º congresso está na luz destas circunstancias e também sofre o impacto da reforma do sistema eleitoral. O fundamental é a retomada da política, disse.

Adalberto elogiou o elevado grau de organização dos estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. “As manifestações de rua, com ações de solidariedades, essa temática de ligação com o povo deve resvalar nas conferências. Segundo ele, o protagonismo político do PCdoB nestes estados, com a presença dos vice-governadores, com o líder da bancada na Câmara, parlamentares no estado e nos municípios, dentro destas circunstâncias, disse Adalberto, vão realizando um bom trabalho.

Na questão da comunicação, Adalberto analisou que é preciso ter um núcleo dirigente consciente e comprometido com a área. É preciso entender que a secretaria de comunicação é uma das prioridades e é preciso se apossar dentro do Partido, que pessoas experientes. É preciso ter uma cultura digital no PCdoB.

PCdoB Digital

Neide Freitas, secretária nacional de Planejamento do PCdoB e coordenadora do PCdoB Digital ressaltou que é necessário enfrentar os problemas, fazer um esforço do que tem que ser feito, testar os limites, mas com um maior número de pessoas que tenham login e senha no PCdoB Digital.

Segundo ela, é preciso empregar toda a usabilidade da ferramenta e da mesma forma, está sendo estudada a empregabilidade da plataforma, “que ela seja mais atrativa e necessária para a militância”. É preciso entregar um produto que o filiado tenha necessidade de uso. “Eu necessito do PCdoB Digital”, explicou.

Sobre o cenário político, Neide disse que é preciso analisar a influência política. “A gente vinha sentido uma queda”, mas, para ela, a direção nacional acertou quando criou os grupos de trabalho (GTs) para se debruçarem sobre os temas de linha de massas e de Comunicação. “A gente precisa dar conta deles”, explicou.

Neste sentido, destacou Neide, “é preciso que vocês nos ajudem a nos organizar, ganhar nosso conjunto partidário, ganhar pela direção partidária. Segundo ela, a realidade destes estados é outra. A compreensão é muito maior. Ajuda a gente atuar em outro patamar”, ponderou a dirigente.

Renovação das direções

Nos encaminhamentos finais, o secretário nacional de Organização, Fábio Tokarski explicou que o momento é de se fazer um congresso de acordo com a realidade política e de crise. “É preciso fazer um congresso com o partido real, mas não podemos deixar ninguém de fora, é preciso chamar os amigos, e nesta esfera, o PCdoB tem documentos qualificados para se debater, é momento de estabelecer relações políticas”.

Sobre o processo de conferências, Fábio fez questão de levantar a questão da renovação das direções. Nós vimemos uma outra realidade, sabemos que não é período de expansão – mas de compactar mais a direção. Reposicionar quadros, abrir mais espaços para integração de mulheres, jovens e trabalhadores.

Segundo ele, a circular enviada aos dirigentes estaduais trata dos critérios de renovação e de inserção também de dirigentes oriundos do PPL, ainda estamos neste processo, lembrou o dirigente.

Leia mais:

CNO reúne com GO, DF, MS e TO para tratar do processo de conferências

CNO se reúne com Região Norte para tratar sobre o 15º Congresso

Do Portal PCdoB, Eliz Brandão