PCdoB Amazonas realiza 23ª Conferência com foco em tática eleitoral e nova direção

O PCdoB no Amazonas realizou na sexta-feira (19) e no sábado (20), no Auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), a 23ª Conferência Estadual. O encontro reuniu militantes, lideranças políticas e convidados para debater a tática eleitoral para 2026 e eleger a nova direção estadual da legenda.
Participaram dos debates em todo o estado 1.400 militantes. Foram eleitos para a etapa nacional 41 delegados.
O historiador Yann Evanovick foi eleito presidente estadual do PCdoB. Ele assume a missão de fortalecer o partido até 2027 e de conduzir o processo eleitoral do próximo ano.
Entre as metas do PCdoB para 2026 estão contribuir ativamente para a reeleição do presidente Lula, retomar assentos na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, além de fortalecer a disputa ao Senado e ao Governo do Estado.
“Precisamos reeleger Lula e retomar mandatos comunistas e progressistas que ajudem a colocar na pauta as mudanças de que o povo precisa, como geração de emprego e renda, defesa da Amazônia, valorização da educação e combate às desigualdades”, afirmou Yann.
Na abertura, lideranças políticas como o senador Omar Aziz (PSD), o deputado estadual Sinésio Campos (presidente do PT-AM) e dirigentes do PCdoB destacaram a importância da unidade da esquerda no Amazonas e no país.
“Precisamos estar juntos para construir candidaturas fortes ao governo, ao Senado e ao parlamento”, disse Sinésio Campos.
“É fundamental defender o homem e a mulher da Amazônia em qualquer proposta política para o futuro”, afirmou o senador Omar Aziz.
A ex-senadora Vanessa Grazziotin reforçou o histórico de resistência do PCdoB e seu papel decisivo nas eleições presidenciais recentes.
“Mesmo diante da repressão e das crises, o partido se manteve firme e foi fundamental para a vitória do presidente Lula”, declara.
Para o professor da Ufam, Eron Bezerra, a conferência é um momento de reafirmar o caráter combativo da legenda:
“O PCdoB jamais se acovardou. Já tentaram nos calar, mas seguimos resistindo até a construção de um Brasil mais justo e socialista”, disse.
A secretária nacional de Relações Internacionais do PCdoB, Ana Prestes, destacou o caráter estratégico da federação partidária: “A federação foi essencial para garantir representação no parlamento e para que o PCdoB mantenha viva sua história de resistência no Brasil e na América Latina”, pontua
A reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner, também destacou o caráter estratégico do encontro:
“Assim como vencemos disputas importantes na Universidade, vamos construir vitórias no próximo ano, reforçando as fileiras do PCdoB.”
A 23ª Conferência Estadual do PCdoB-AM faz parte do calendário nacional do partido e é preparatória para as discussões do congresso nacional. O evento também consolida a estratégia eleitoral para 2026, discutindo temas como desenvolvimento sustentável da Amazônia, direitos sociais, soberania nacional e fortalecimento das organizações de base.

Breve Currículo
Yann Evanovick Leitão Furtado iniciou sua militância política com 14 anos e chegou a presidir a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a maior organização estudantil secundarista do País.
É professor, historiador formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), curador de Arte e pós- graduado em museologia, colecionismo e curadoria pela Belas Artes de São Paulo.
Já atuou como consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), na Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
Atualmente é Coordenador Geral de Políticas Educacionais para as Juventudes no Ministério da Educação-MEC.