A Comissão Política do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil emitiu nesta segunda, 20, nota de solidariedade ao Irã pelo falecimento de seu Presidente Ebrahim Raisi, seu Ministro de Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, e comitiva, vítimas de um trágico acidente aéreo ocorrido no domingo, 19 de maio.

Confira a íntegra:

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) expressa aos familiares, ao governo e ao povo do Irã suas condolências pelas mortes do Presidente Ebrahim Raisi, seu Ministro de Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, e comitiva, vítimas de um trágico acidente aéreo ocorrido no domingo, 19 de maio.

O Governo do Irã, presidido por Ebrahim Raisi, foi um aliado dos povos que buscam caminhos soberanos de desenvolvimento e um dedicado aliado da causa palestina. Liderou também o exitoso processo de adesão do seu país ao BRICS.

A memória de Raisi, e de todas as vítimas, representará, certamente, um valioso estímulo ao povo iraniano em seu esforço para vencer as dificuldades causadas pelos injustos bloqueios e sanções dos EUA e aliados, persistindo no caminho da independência e do progresso social.

Em solidariedade ao povo iraniano neste momento de dor e luto, enviamos nossas fraternais saudações.

Comissão Política do Comitê Central do PCdoB

Brasília, 20 de maio de 2024