Johnny Miller filmou bombardeio em Donetsk pelas forças de Kiev (Press TV)

O jornalista inglês, Johnny Miller, tem publicado informações denunciando os bombardeios perpetrados pela Ucrânia contra os civis da região do Donbass, afirmando que os materiais sobre os crimes cometidos por Kiev estão sendo negligenciados pela mídia ocidental predominante no que classificou como o “maior encobrimento já realizado pela Europa”

Miller, que é correspondente da rede iraniana Press TV no Donbass, publicou um vídeo, na quinta-feira (1º), após um bombardeio de tropas ucranianas no local próximo à área em que se encontrava em Donetsk.

No vídeo (com legendas em inglês) de Miller, uma mulher explica a situação do Donbass.

O jornalista tem reunido materiais investigados, apurados e produzidos na região.

“Eles começaram a nos bombardear em 2014”, diz a senhora na gravação, “os aviões vieram. Eu estava na minha casa de campo colhendo morangos. Eu os vi sobrevoando [sobre a região]. Fiquei pensando se Donetsk não os tinha deixado pousar. Logo percebi que eles estavam jogando bombas no aeroporto […] Agora, claro, o conflito se aprofundou. Um lado quer tomar Donetsk, e o outro não vai deixá-lo”.

“Problema resolvido. Sem repórteres aqui, eles podem apenas insinuar que é tudo propaganda russa”, ironizou o jornalista inglês, acrescentando fotos de corpos de civis mortos nas ruas da cidade na semana passada e informando que a grande mídia europeia chegou a cobrir alguns dos assassinatos no Donbass em 2014, mas que, desde então, os veículos retiraram seus jornalistas para não evidenciar a responsabilidade do governo de Zelinsky.

“Eles não querem que você saiba que a Ucrânia está matando seu ‘próprio povo’ no Leste. Porque eles não querem que você saiba que há uma paz a ser alcançada. Ouvindo as pessoas de ambos os lados. E eles não mandam jornalistas para cá. Porque se eles estivessem aqui, eles não teriam escolha a não ser relatar exatamente o que estou relatando!

“É uma loucura quando as pessoas me dizem que isso não está acontecendo! Dois dos meus locais de trabalho em áreas diferentes foram atingidos. Eu vi os corpos na rua. Estive nos funerais das crianças! Fui alvo de gritos nos locais das bombas por ser britânico! Está comprovado que os países da Otan fornecem armas e munições”, afirmou Miller.

O repórter prosseguiu relatando que cobriu diversos conflitos, mas constatou que as ações do atual governo da Ucrânia “não são normais”.

Miller lembrou que seu próprio país, Inglaterra, bombardeou inúmeros outros países ao longo dos últimos anos, matando muitos civis. Mas disse que é difícil acreditar que autoridades britânicas mirassem civis diariamente, como política de Estado.

“A Ucrânia, com apoio integral da Otan, está fazendo isso! O fato incontornável é que a Ucrânia tem tentado limpar etnicamente a população russa de Donbass porque ela resistiu a seus ditames. E tanto a Otan como a União Europeia, em vez de buscar a paz, estão apoiando tentativas de limpeza étnica na Europa. Isso é inevitável [de se negar]”.

“Houve um encobrimento maior na história da Europa moderna do que isso? Um país bombardeando seus próprios civis por oito anos. E a maioria das pessoas nem mesmo sabendo disso. E quem se pronunciar é acusado de ser algum tipo de agente ou propagandista!”, denunciou.

Papiro

(BL)