Vice-secretária de Estado, Victoria Nuland e Geoffrey Pyatt, então embaixador dos EUA na Ucrânia passeiam em Kiev entre os golpistas em 2014

“A arma fumegante que prova o envolvimento dos EUA no golpe de 2014 em Kiev foi removida do YouTube após oito anos”, denunciou o jornalista Joe Lauria, editor do portal Consortium News. Objetivo é abafar que, na raiz do atual conflito na Ucrânia, estão o golpe de 2014 e a expansão para leste da Otan.

Para Lauria, a remoção de um vídeo que existia online há oito anos “levanta grandes questões durante a guerra na Ucrânia”. A mídia corporativa, ele aponta, evitou cuidadosamente mencionar “as causas do conflito atual, incluindo a expansão da OTAN para o leste, as propostas rejeitadas do tratado de Moscou em dezembro, a guerra civil em Donbass e o golpe de 2014 em Kiev que levou à revolta de Donbass e à repressão violenta pelo governo golpista”.

O golpe de 2014 é o ponto de partida que levou a todos esses eventos que culminaram na invasão da Rússia em fevereiro, sublinha o jornalista norte-americano.

“A remoção do vídeo seria consistente com a supressão de qualquer informação que esteja fora da narrativa forçada dos eventos na Ucrânia, incluindo limpar qualquer menção ao golpe apoiado pelos EUA”.

Foi uma das versões mais assistidas da “conversa interceptada e vazada entre a então secretária de Estado adjunta Victoria Nuland e Geoffrey Pyatt, o então embaixador dos EUA na Ucrânia, na qual os dois discutem quem comporá o novo governo semanas antes de eleito”, assinala Lauria. O presidente ucraniano legítimo, Viktor Yanukovych, havia sido derrubado em um violento golpe em 21 de fevereiro de 2014.

Nuland e Pyatt falam sobre “partilhar” a mudança inconstitucional de governo e “juntá-la” e sobre que papel o então vice Joe Biden – agora presidente dos EUA – deveria desempenhar e com que políticos ucranianos deveria marcar reuniões. Em suma, eles estão confessando sua participação no golpe inclusive a de Biden.

A autenticidade do vídeo nunca foi negada por Washington e o Departamento de Estado até emitiu um pedido de desculpas à União Europeia depois que Nuland é ouvida na fita dizendo: “Foda-se a UE” ignorando o maior significado da interferência dos EUA nos assuntos internos da Ucrânia, acrescenta Lauria.

Vídeo que foi incorporado várias vezes pelo Consortium News, ele assinala, mas que ao voltar a usá-lo em um artigo em preparação descobriu que não estava mais online.

Postado em 29 de abril de 2014, o vídeo obteve 181.533 visualizações antes de ser retirado do ar e estava entre as versões mais vistas da conversa no YouTube. Também foram removidos oito anos de comentários no vídeo. O mesmo vídeo continua disponível em outras plataformas, como Rumble e RT.

Operação abafa

Para Lauria, a remoção de um vídeo que existia online há oito anos “levanta grandes questões durante a guerra na Ucrânia”. A mídia corporativa, ele aponta, evitou cuidadosamente mencionar “as causas do conflito atual, incluindo a expansão da OTAN para o leste, as propostas rejeitadas do tratado de Moscou em dezembro, a guerra civil no Donbass e o golpe de 2014 em Kiev que levou à revolta de Donbass e à repressão violenta pelo governo golpista”.

O golpe de 2014 é o ponto de partida que levou a todos esses eventos que culminaram na invasão da Rússia em fevereiro, sublinha o jornalista norte-americano.

“A remoção do vídeo seria consistente com a supressão de qualquer informação que esteja fora da narrativa forçada dos eventos na Ucrânia, incluindo branquear qualquer menção ao golpe apoiado pelos EUA”.

Além desse vídeo, Nuland também foi protagonista de uma cena de intervencionismo ianque explícito, em plena praça Maidan, distribuindo biscoitos aos extremistas – e, dizem as más línguas, notas de $ 100 dólares – com o senador republicano John McCain a tiracolo. Aliás, McCain foi registrado ali, confabulando com o mais notório nazista ucraniano até então, Oleh Tyahnybok.

Transcrição ainda on-line

A BBC em 7 de fevereiro de 2014 – 14 dias antes de Yanukovych ser derrubado – publicou uma transcrição da conversa Nuland-Pyatt, que o portal norte-americano republicou, antes que suma de vez da internet. Aviso: Esta transcrição contém palavrões [NR: de madame Nuland].

Voz que se pensa ser de Nuland: O que você acha?

Voz que se pensa ser de Pyatt: Acho que estamos em jogo. A peça de Klitschko [Vitaly Klitschko, um dos três principais líderes da oposição] é obviamente o elétron complicado aqui. Especialmente o anúncio dele como vice-primeiro-ministro e você viu algumas das minhas notas sobre os problemas no casamento agora, então estamos tentando obter uma leitura muito rápida sobre onde ele está nessas coisas. Mas acho que seu argumento para ele, que você precisará fazer, acho que é o próximo telefonema que você quer fazer, é exatamente o que você fez para Yats [Arseniy Yatseniuk, outro líder da oposição]. E estou feliz que você o colocou no local onde ele se encaixa neste cenário. E estou muito feliz por ele ter dito o que disse em resposta.

Nuland: Bom. Eu não acho que Klitsch deveria entrar no governo. Não acho necessário, não acho uma boa ideia.

Piatt:  Sim. Eu acho… em termos dele não entrar no governo, apenas deixá-lo ficar de fora e fazer sua lição de casa política e outras coisas. Estou apenas pensando em termos de como o processo está avançando, queremos manter os democratas moderados juntos. O problema será Tyahnybok [Oleh Tyahnybok, o outro líder da oposição] e seus caras e tenho certeza que isso é parte do que [o presidente Viktor] Yanukovych está calculando sobre tudo isso.

Nuland: [Interrompe] Acho que Yats é o cara que tem a experiência econômica, a experiência de governo. Ele é o… o que ele precisa é de Klitsch e Tyahnybok do lado de fora. Ele precisa falar com eles quatro vezes por semana, você sabe. Eu só acho que Klitsch vai entrar… ele vai estar nesse nível trabalhando para Yatseniuk, simplesmente não vai funcionar.

Pyatt: Sim, não, acho que está certo. OK. Bom. Quer que marquemos uma ligação com ele como próximo passo?

Nuland: Meu entendimento dessa ligação – mas você me diz – foi que os três grandes estavam indo para sua própria reunião e que Yats ofereceria nesse contexto uma… conversa de três mais um ou três mais dois com você . Não foi assim que você entendeu?

Pyatt: Não. Eu acho… quer dizer, foi isso que ele propôs, mas eu acho que, só de conhecer a dinâmica que tem acontecido com eles onde Klitschko tem sido o líder, ele vai demorar um pouco para aparecer em qualquer reunião que eles tenham e ele provavelmente está conversando com seus caras neste momento, então acho que você entrar em contato diretamente com ele ajuda no gerenciamento de personalidade entre os três e também dá a você a chance de avançar rápido em todas essas coisas e nos colocar atrás disso antes que todos se sentam para baixo e ele explica por que ele não gosta.

Nuland: OK, bom. Eu estou feliz. Por que você não chega até ele e vê se ele quer falar antes ou depois.

Pyatt: OK, vai fazer. Obrigado.

Nuland: OK… mais uma ruga para você Geoff. [Um clique pode ser ouvido] Não me lembro se eu disse isso a você, ou se eu apenas disse isso a Washington, que quando falei com Jeff Feltman [Subsecretário-Geral das Nações Unidas para Assuntos Políticos] esta manhã, ele tinha um novo nome para o cara da ONU, Robert Serry, eu escrevi isso para você esta manhã?

Pyatt: Sim, eu vi isso.

Nuland: OK. Ele agora conseguiu que Serry e o [secretário-geral da ONU] Ban Ki-moon concordassem que Serry poderia vir na segunda ou terça-feira. Então seria ótimo, eu acho, ajudar a colar essa coisa e ter a ajuda da ONU e, você sabe, f*** a UE.

Pyatt: Não exatamente. E acho que temos que fazer algo para mantê-lo unido, porque você pode ter certeza de que, se começar a ganhar altitude, os russos estarão trabalhando nos bastidores para tentar torpedeá-lo. E novamente o fato de que isso está lá fora agora, eu ainda estou tentando descobrir em minha mente por que Yanukovych (intrigado) isso. Enquanto isso, há uma reunião de facções do Partido das Regiões acontecendo agora e tenho certeza de que há uma discussão animada neste momento. Mas, de qualquer forma, podemos pousar com o lado gelatinoso para cima se formos rápidos. Então deixe-me trabalhar em Klitschko e se você puder continuar… nós queremos tentar conseguir alguém com uma personalidade internacional para vir aqui e ajudar o parto dessa coisa.

Nuland: Então, nesse artigo, Geoff, quando escrevi a nota [o conselheiro de segurança nacional do vice-presidente dos EUA, Jake] Sullivan retornou VFR [direto para mim], dizendo que você precisa do [vice-presidente dos EUA Joe] Biden e eu disse que provavelmente amanhã para um atta-boy e para acertar os detalhes. Então Biden está disposto.

Piatt: Tudo bem. Excelente. Obrigado.