Vereadora do PCdoB-Porto Alegre, Daiana é pré-candidata a federal
A vereadora Daiana Santos, do PCdoB de Porto Alegre, lançou oficialmente sua pré-candidatura na corrida por uma vaga à Câmara Federal pelo Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelas redes sociais nesta sexta-feira (03).
Segundo Daiana, a missão de disputar as eleições será uma forma de combater o bolsonarismo e as políticas do atual governo. Entre elas, o desmonte e precarização da vida no país, como o sucateamento do SUS, entrega do patrimônio nacional para o capital estrangeiro, a violência nas ruas e periferias, além do desastre no enfrentamento da Covid-19.
Leia também: Porto Alegre: Câmara aprova PL de fomento ao afroempreendedorismo
“A política negacionista levou à perda de mais de 650 mil vidas para uma doença que tem vacina, e vem sucateando (e quer privatizar) nosso SUS. Quem trabalha, sofre na fila do posto de saúde, não encontra vaga na creche e vê o dinheiro não dar conta de colocar comida na mesa. E a maior parte do povo é composta é mulher e negra”, declarou.
Ela salientou que seu compromisso central é “enfrentar este projeto e ajudar a replantar a esperança”. Daiana é a única vereadora da bancada negra da Câmara Municipal de Porto Alegre que concorrerá a deputada federal.
A pré-candidata afirmou também que eleger uma bancada de mulheres atuantes com a pauta feminista e parlamentares negras combativas no enfrentamento ao racismo será fundamental para inclusão de pautas sociais no debate na câmara federal.
Leia também: Lideranças alertam para necessidade de políticas contra LGBTQIAfobia
Daiana Santos enfatizou também que pretende ser a primeira lésbica e primeira mulher negra deputada federal do Rio Grande do Sul na história. Recentemente, ela foi a primeira mulher assumidamente lésbica eleita como vereadora de Porto Alegre. A formação de uma bancada LGBTQIA+ no Congresso Nacional é vista por ela como imprescindível na busca por fomentar políticas públicas para a população LGBTQIA+, visto que o Brasil é o país que mais mata essa população no mundo.
“Estamos rompendo barreiras e não vamos parar. Em 2022, a história será reescrita. O amor irá vencer o ódio! Vamos plantar a esperança no Brasil com muita luta e muito afeto”, destacou a vereadora e pré-candidata.
Por Priscila Lobregatte
Com assessoria de comunicação Daiana Santos