Após vendas fracas nas principais datas comemorativas do ano, o comércio no final de semana do Dia dos Pais teve desempenho 4% menor que no período equivalente do ano passado, informou o Serasa Experian na terça-feira (13). O período analisado foi o fim de semana de 9 a 11 de agosto, quando comparado com o período equivalente do ano anterior (10 a 12 de agosto).
Na capital paulista, as vendas no final de semana da data do Dia dos Pais caíram 6,9% em relação ao mesmo período de 2018.
O resultado das vendas é o pior para a data comemorativa dos últimos três anos segundo a entidade, que lembrou dos resultados positivos, apesar da crise, de 2,5% e 3,9% em 2017 e 2018, respectivamente.
O ano de 2019, marcado pelo alto índice de desemprego e subemprego – que hoje já computa 28,5 milhões de pessoas – e o aumento da inadimplência prejudicou também as vendas nos Dias das Mães (-1,8%) e do Dia dos Namorados (-2,9%) em relação a 2018.
O varejo em um geral, de acordo com a pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), caiu 0,3% no segundo trimestre de 2019 ante o primeiro.