O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará nesta terça-feira (24), a partir das 19 horas, o processo do requerimento do registro da federação entre PCdoB, PT e PV – a chamada Federação Brasil da Esperança.

O Relator do processo é o Ministro Sérgio Banhos. Na ocasião, os advogados partidários Paulo Guimarães, Eugênio Aragão e Henrique Neves farão a sustentação oral aos ministros. Em razão das cautelas sanitárias, o público será reduzido, a sessão será transmitida ao vivo pelo canal do TSE no Youtube.

Há um mês, no dia 24 de abril, os partidos protocolaram no TSE, o requerimento da junção federada. A sessão dessa terça será definitiva.

O dia 31 de maio é a data final para que as federações partidárias obtenham o registro do estatuto no TSE.

Na ocasião da primeira Assembleia da Federação, realizada no dia 17 de maio, a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos ressaltou que “tudo indica que a nossa será a primeira federação a ser reconhecida pelo TSE. Nós estamos efetivando uma inovação na política brasileira, que é a Federação”, saudou a dirigente no encontro.

Segundo Luciana, a Federação é uma aliança que vai poder exercitar a unidade de ação e compartilhar grandes desafios. “Porque, afinal, são esses partidos o núcleo de uma frente ampla que certamente vai governar o Brasil a partir do ano que vem. Sei que vamos poder — com harmonia e o espírito de unidade que tem nos movido até aqui — ajudar muito, primeiro, na vitória de Lula e depois na governabilidade”, comemorou.

Saiba mais:

PCdoB, PT e PV protocolam registro da federação no TSE