Num telefonema gravado, no sábado (2), Donald Trump dizao secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, para 'encontrar' votos suficientes na Geórgia para tirar os votos do Colégio Eleitoral do estado do presidente eleito Joe Biden. Nesta foto de 2017, Trump fala ao telefone no Salão Oval

Em um telefonema chocante, de uma hora, que o senador democrata Tim Kaine da Virgínia declarou ser “uma tentativa de derrubar o governo dos EUA”, Trump exigiu no sábado que o secretário de estado da Geórgia recalculasse a seu favor a votação no estado.

Por John Wojcik*

Em uma declaração na manhã de domingo (3), o presidente eleito Joe Biden chamou o telefonema de “um ataque à democracia nos EUA”.

Trump exigiu que o republicano Brad Raffensperger, secretário de estado da Geórgia, “encontrasse” votos suficientes para anular sua derrota (de Trump) e fazê-lo “com pressa”. O Washington Post, a NBC e outros meios de comunicação importantes divulgaram fitas do telefonema, uma tentativa claramente ilegal de Trump de destruir a democracia e corrigir o voto. É um comportamento consistente com o de ditadores autoritários.

Trump, o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, e vários advogados de Trump estavam na ligação ilegal ordenando que Raffensperger aja rapidamente para anular a votação antes da terça-feira, 5 de janeiro, data do segundo turno no Senado na Geórgia.

O Secretário de Estado foi paciente com as demandas de Trump, mas rejeitou cada uma delas, insistindo que Joe Biden venceu na Geórgia e que não houve fraude.

Trump ameaçou o secretário de Estado republicano com “consequências criminais” se ele se recusasse a reverter os resultados da eleição de novembro. A NBC divulgou, no domingo (3), trechos adicionais da teleconferência gravada. Trump disse a Raffensperger que se ele não “encontrasse 11.780 votos” para Trump-Pence, estava assumindo “um grande risco”. Esse número derrubaria a margem Biden-Harris na Geórgia por apenas um único voto.

Raffensperger e seu conselho geral podem ser ouvidos na fita rejeitando as exigências de Trump, dizendo que suas falsas alegações são baseadas em teorias de conspiração desmascaradas e que a vitória de Biden na Geórgia foi justa e precisa.

Trump zombou de suas declarações.

“O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva”, disse ele.” E não há nada de errado em dizer, você sabe, hum, que você recalculou.”

Raffensperger respondeu: “Bem, Sr. Presidente, o desafio que você tem é que os dados que você tem estão errados”.

Em outro ponto, Trump disse: “Então olhe. Tudo que eu quero fazer é isso. Só quero encontrar 11.780 votos, um a mais do que nós. Porque ganhamos o estado.”

Na conversa de uma hora, o senador Kaine, disse no MSNBC, não foi nada menos do que “uma tentativa de golpe”. Kaine foi o candidato democrata à vice-presidência em 2016 ao lado da ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Incrivelmente, os aliados do Partido Republicano de todos os cantos continuam apoiando as tentativas do presidente de reverter os resultados eleitorais.

Peter Navarro, um importante conselheiro do Trump, disse no MSNBC, no domingo, que esperava que o vice-presidente Mike Pence apoiasse os 12 senadores republicanos, liderados por Ted Cruz (Texas) e os mais de 100 membros republicanos da Câmara que se opõem à certificação dos resultados da eleição em 6 de janeiro. “Ele (Pence) pode adiar tudo isso (certificação) por dez dias”, afirmou Navarro, “e o próprio dia da posse pode ser adiado até que uma comissão especial audite os resultados da eleição.”

Os republicanos que se opõem à votação do Colégio Eleitoral pelo Congresso dizem que vão exigir a formação de tal comissão. Pence, que presidirá a sessão conjunta do Congresso em seu papel como presidente do Senado, disse que receberá os desafios do Partido Republicano.

“Não há como eu perder a Geórgia”, disse Trump repetidamente na ligação. “Não tem jeito. Ganhamos por centenas de milhares de votos.”

Além de Meadows, também ao telefone com Trump, enquanto ele fazia suas demandas, estava a advogada de direita Cleta Mitchell. Antes da ligação, Mitchell não teve nenhum envolvimento conhecido com Trump ou suas tentativas de anular a votação.

O tom de Trump e as ameaças de torcer o braço na ligação eram uma reminiscência do comportamento do chefe da máfia. Joyce Vance, ex-procuradora do Alabama nos EUA que tem um histórico de combate ao crime organizado, disse: “O telefonema é exatamente o que você esperaria de um chefe da máfia tentando fazer cumprir sua regra”.

Ela pediu uma investigação do Departamento de Justiça pelo que disse ser uma possível violação de várias leis, incluindo aquelas contra extorsão e outras formas de pressão ilegal sobre funcionários do governo.

Na arena política, seria inteiramente apropriado para o Congresso impugnar Trump – de novo – por essa ação, independentemente do que o Senado controlado pelos republicanos faria. O impeachment é um ato político inteiramente nas mãos da Câmara e deve haver consequências para um presidente que ataca a constituição e a própria democracia. Quando o novo Congresso se reunir na segunda-feira, isso pode e deve ser feito imediatamente.

O telefonema feito para Raffensperger no sábado é mais sério do que aquele para o presidente ucraniano pelo qual Trump foi acusado no ano passado. Nesse caso, Trump estava tentando influenciar ilegalmente uma eleição; desta vez, ele está planejando derrubar outra.

O senador republicano Mitt Romney, de Utah, disse no domingo que o telefonema e a ação planejada por legisladores republicanos para bloquear a certificação representam “uma ameaça à nossa república democrática”.

No estilo dos chefes da máfia, a que Vance se referia, Trump exigiu na ligação que Raffensperger lhe desse os fatos e os resultados que ele queria, em oposição a fatos e resultados baseados na realidade.

Mitchell, a advogada de direita recém-empossada, também falou mais tarde à imprensa no estilo de um advogado que representa interesses criminosos. Mitchell afirmou que o gabinete de Raffensperger fez “muitas declarações nos últimos dois meses que simplesmente não são corretas e todos os envolvidos nos esforços em nome do desafio eleitoral do presidente disseram a mesma coisa: mostre-nos seus registros nos quais você confia para fazer essas declarações que nossos números estão errados.”

Raffensperger, é claro, foi o único que mostrou alguns números, os números reais. Trump não tem números, e nenhuma evidência para apoiar suas afirmações. Em vez disso, tenta usar o poder de seu cargo para pressionar as pessoas com o objetivo de se manter no cargo, mesmo que isso signifique derrubar uma eleição livre e justa.

Não se importando com o fato de ter sido exposto por tentar rasgar a Constituição dos EUA, no domingo Trump tentou novamente, desta vez por meio de um tweet, para novamente o braço direito de Raffensperger.

Ele tweetou para o país que havia “falado” com Raffensperger e que o secretário de Estado “não queria ou não podia responder a perguntas como cédulas sob fraude de mesa, destruição de cédulas, ‘eleitores de fora do estado’, eleitores mortos, e mais. Ele não tem ideia! ”

Raffensperger respondeu com seu próprio tweet de uma frase: “Respeitosamente, Presidente Trump: O que você está dizendo não é verdade”.

As ameaças de Trump contra Raffensperger são apenas a última de muitas tentativas de subverter a democracia, revertendo o resultado da eleição de 3 de novembro por meio da pressão sobre funcionários republicanos do estado. Anteriormente, ele convidou líderes republicanos de Michigan para a Casa Branca, pressionou o governador da Geórgia, Brian Kemp, em um apelo para tentar substituir os eleitores daquele estado e pediu ao presidente da Câmara dos Representantes da Pensilvânia que ajudasse a reverter sua derrota naquele estado.

Kaine disse esperar que a exposição do telefonema faça com que os republicanos que planejam contestar a certificação da votação do Colégio Eleitoral em 6 de janeiro mudem de idéia.

“Este não é um tipo de negócio imobiliário em que Trump exige que receba US $ 11.000 para que possa realizar algo”, disse Kaine. “Esta é uma exigência de que você mude o total de votos para derrubar uma eleição. É um ataque incrível à democracia”.

Os muitos republicanos que disseram que desafiarão a contagem do Colégio Eleitoral em 6 de janeiro não têm votos para reverter com sucesso a vitória de Biden. O que podem fazer, no entanto, é minar ainda mais a democracia nos EUA e ajudar a estabelecer as bases para o sucesso de tais esforços não democráticos no futuro.

Trump também está intensificando os apelos para que seus apoiadores ataquem Washington para protestar contra o resultado da eleição, com oficiais se preparando para confrontos violentos fora do Capitólio.

Kaine exortou as pessoas a evitar vir para Washington porque espera que “semelhante ao que aconteceu em Charlottesville, sabemos que extremistas entre os apoiadores de Trump são capazes de violência”.

Ação criminal contra Raffensperger e Ryan Germany, o advogado deste último, não foi a única ameaça que Trump fez no sábado. Ele também disse a que se os senadores republicanos perderem no segundo turno da Geórgia na terça-feira (5), eles serão os responsáveis.

“Isso é um crime”, disse Trump, “e você não pode deixar isso acontecer. Isso é um grande risco para você e para Ryan, seu advogado.”

Trump deve fazer campanha na Geórgia na segunda-feira para os candidatos republicanos ao Senado, mas ele já disse que planeja falar sobre fraude. Essa perspectiva preocupa os republicanos que temem que ele possa diminuir a votação republicana na terça-feira e ajudar os democratas a vencer.

“Você tem uma grande eleição chegando e, por causa do que você fez ao presidente, você sabe, o povo da Geórgia sabe que isso foi uma farsa”, disse Trump. “Por causa do que você fez ao presidente, muitas pessoas não vão votar, e muitos republicanos vão votar contra, porque odeiam o que você fez ao presidente. OK? Eles odeiam isso. E eles vão votar. E você seria respeitado, realmente respeitado, se isso pudesse ser corrigido antes da eleição.”

Durante a ligação, Trump empurrou uma longa lista de teorias falsas e conspiratórias. Afirmou, sem nenhuma evidência, que havia vencido a Geórgia por pelo menos meio milhão de votos.

Fez várias afirmações que foram provadas falsas: que milhares de mortos votaram; que um trabalhador eleitoral de Atlanta escaneou cerca de 18.000 cédulas falsas três vezes cada e “100%” eram para Biden; e que outros milhares que vivem fora do estado voltaram ilegalmente para a Geórgia apenas para votar na eleição.

“Então me diga, Brad”, disse o presidente, parecendo o Don Corleone do Poderoso Chefão, “O que vamos fazer? Vencemos a eleição e não é justo tirar isso de nós assim, e Brad, vai custar muito caro em muitos aspectos. E eu acho que você tem que dizer que você vai reexaminar, Brad, e você pode reexaminar, mas reexaminá-lo com pessoas que querem encontrar respostas, não pessoas que não querem encontrar respostas.”

Trump chamou Raffensperger de “criança” e “desonesto ou incompetente” por não acreditar que havia fraude eleitoral generalizada em Atlanta – e duas vezes acusou-o de ser um “idiota” por apoiar o governador Brian Kemp, a quem Trump criticou por não se juntar aos esforços para derrubar a eleição.

“Não consigo imaginar que ele seja eleito novamente, vou lhe dizer isso agora”, disse Trump sobre Kemp no telefonema.

Trump também continuou na ligação com seus ataques racistas contra a ex-candidata democrata ao governo e organizadora do registro eleitoral Stacey Abrams, dizendo a Raffensperger que Abrams “está rindo de você” por não reconhecer a fraude que Trump afirma que era galopante na Geórgia. “Ela anda por aí dizendo:‘ Esses caras são mais burros do que uma rocha ’. O que ela fez com este partido [republicano] é inacreditável, eu lhe digo.”

O secretário de Estado repetidamente recuou, dizendo a certa altura: “Sr. Presidente, o problema que você tem com a mídia social é que – as pessoas podem dizer qualquer coisa.”

“Oh, isso não é mídia social”, retrucou Trump. “Esta é a mídia Trump. Não é mídia social. Realmente não é. Não é mídia social. Eu não me importo com a mídia social. Eu não poderia me importar menos.”

Um tema quente para Trump foi a falsa ideia de que muitos votos foram lançados três vezes. “Brad, por que eles votaram três vezes? Você sabe, eles os colocaram três vezes.”

“Senhor. Presidente, eles não fizeram isso”, Raffensperger respondeu. “Fizemos uma auditoria sobre isso e provamos conclusivamente que eles não foram digitalizados três vezes.”

Em partes da ligação, Trump mudou de ameaças para implorar quase desesperadamente a Germany, o consultor jurídico de Raffensperger: “Você acha que é possível que eles rasgaram cédulas no condado de Fulton? Porque esse é o boato. E também que Dominion eliminou máquinas. Esse Dominion está realmente se movendo rápido para se livrar de seu, uh, maquinário. Você sabe alguma coisa sobre isso? Porque isso é ilegal.”

Apoiadores de Trump alegaram que o falecido presidente venezuelano, Hugo Chávez, havia adulterado as máquinas Dominion, que eles afirmam enviar eletronicamente contagens de cédulas para o exterior para trocar votos de Trump para votos de Biden.

Germanyrespondeu: “Não, a Dominion não retirou nenhuma máquina do condado de Fulton.

Trump: “Mas eles moveram as peças internas das máquinas e as substituíram por outras peças?”

Germany  “Não.”

Trump: “Tem certeza, Ryan?”

Germany: “Tenho certeza. Tenho certeza, Sr. Presidente.”

Após uma hora de idas e vindas, Raffensperger agradeceu ao presidente por seu tempo e encerrou a ligação.

__

*John Wojcik é editor-chefe de People’s World