Em sua live nesta quinta-feira à noite (9), Bolsonaro tentou amenizar o efeito da nota escrita por Michel Temer na qual pede desculpas pelos seus arroubos golpistas contra as instituições do país. Aos seus seguidores solicitou “calma”, sinalizando que pode voltar a atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Contudo, ele continua sendo tratado pelos seus apoiadores como traidor e muitos anunciam “o fim do jogo”.

Em grupos de WhatsApp, caminhoneiros demonstram arrependimento e dizem que foram enganados pelo presidente “canalha, covarde e traidor”. O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, dono da empresa Terça-Livre, anunciou “game over” (fim do jogo) e diz que, depois da manifestação, ver uma nota de desculpa é de “chorar”.

O jornalista bolsonarista Rodrigo Constantino também anunciou o fim do jogo. “Dia 7: multidão nas ruas com pauta patriótica condenando o arbítrio. Dia 9: Bolsonaro elogia China como essencial e pede desculpas ao STF. Game over”, escreveu no Twitter.

Um dos mais ferrenhos defensores de Bolsonaro na Câmara, o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ) usou a tribuna para se dizer indignado com a carta de Bolsonaro. “Leão que não ruge vira gatinho (…) O senhor ficou pequeno”, disse o governista.

Na avaliação da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), a situação política de Bolsonaro é insustentável. “Depois das ameaças golpistas ao STF, Bolsonaro divulga nota afirmando que nunca teve intenção de agredir quaisquer dos Poderes e que suas palavras decorreram do ‘calor do momento’. Bolsonaro é traidor da sua própria base. O impeachment se torna cada vez mais urgente! #impeachmentjá”, cobrou a parlamentar.

“Bolsonaro recua. A força da democracia é maior que os arroubos golpistas de Bolsonaro. Mas fiquemos de olho, porque eles se nutrem do ódio e têm alergia a democracia”, postou no Twitter a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), vice-líder da minoria na Câmara.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) foi direto: “Acho que deu para perceber que precisa um pouco mais que um soldado e um cabo para fechar o Supremo. Mas não precisa mais do que 6 letras para fazer Bolsonaro tremer: C-A-D-E-I-A!”

Vice-líder da oposição na Câmara, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), ironizou a situação: “A carta Declaração à Nação, assinada por Bolsonaro e, segundo a imprensa, escrita por Temer, já está postada nas redes do Bolsonaro? Aqui pensando alto sobre o que Bolsonaro dirá amanhã…”.

 

Por Iram Alfaia

 

(PL)