O norte-americano Mike Hughes morreu neste sábado (22) após decolar em um foguete projetado e fabricado por ele. O dispositivo caseiro perdeu o paraquedas assim que decolou, o que inviabilizou de imediato o retorno de Mike ao solo, de forma controlada. Hughes e seus assistentes construíram o foguete em seu quintal a um custo de US$ 18.000.
O objetivo da experiência de “Mad Mike, o intrépido”, como ele se autopromovia, era demonstrar que a Terra é plana. Em sua árdua busca, provavelmente, nunca levou em conta o feito histórico do navegador português Fernão de Magalhães, que há 500 anos constatou que a Terra é redonda após concluir uma expedição que durou três anos – 1519 a 1522 – dando uma volta completa em torno do Planeta e aportando de volta no porto de Sanlúcar de Barrameda, na Espanha.
Mad Mike, de 64 anos, havia programado a decolagem para esse final de semana nas proximidades de Bartow, na Califórnia. O lançamento seria gravado para uma série de televisão “Astronautas Caseiros” do Science Channel, conforme informou o canal Discovery.
Após a falha da perda instantânea do paraquedas, o foguete subiu até sumir entre as nuvens e em seguida caiu a 150 metros de distância. Na sequência, se observa como Mike Hughes cai em direção ao solo. “Foi um choque para todo mundo. Não sabiam o que fazer”, relatou o jornalista Justin Chapman a algumas testemunhas do acidente.
O gabinete de medicina legal do Condado de San Bernardino, local em que a decolagem ocorreu, anunciou uma “longa” investigação do incidente. “Não temos nenhum fato até o momento”, afirmou uma porta-voz do órgão. O Departamento do Xerife de San Bernardino informou que seus policiais foram chamados para um evento de lançamento de foguetes por volta das 14:00 hora local (22:00 GMT) de sábado.
O escritório do xerife disse ainda que “um homem foi declarado morto depois que o foguete caiu no deserto”. O jornalista ligado a Mad Mike confirmou aos meios de comunicação a morte do piloto.
As autoridades locais não informaram nada ainda sobre a existência de algum dispositivo que tenha semelhança com uma “caixa preta” do foguete, o que poderia revelar informações sobre as causas do incidente. Só o desenrolar das investigações poderá trazer alguma resposta.