O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) defendeu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os crimes do governo Bolsonaro em relação à pandemia do coronavírus.

“Enfrentamento da pandemia, coronavírus e Ministério da Saúde… É um desastre que chega a ser quase criminoso. As coisas que aconteceram e estão acontecendo beiram a irresponsabilidade total”, declarou o senador em entrevista ao jornal O Globo.

“A grande maioria do PSDB assinou a CPI da Pandemia e estamos defendendo principalmente depois do depoimento do ministro da Saúde, que não respondeu as questões fundamentais. Alguém de governo tem que ser responsabilizado para que isso não volte a se repetir”, disse.

Tasso Jereissati disse que a situação vivida em Manaus, onde pacientes morreram asfixiadas pela falta de oxigênio medicinal, “foi um caos, um conjunto de crimes em relação à total falta de sensibilidade com o que estava acontecendo em Manaus, pessoas morrendo asfixiadas no meio da rua e o governo distribuindo cloroquina”.

“E não só em Manaus. Cidades estão parando de vacinar por falta de vacina. É um conjunto de crimes, e alguém precisa ser responsável por isso. Não é possível que centenas de milhares venham a falecer e essa negligência fique impune. Até para que não volte a acontecer”, completou.

O senador disse que as eleições para as presidências da Câmara e do Senado “trituraram todos os partidos” porque aconteceram “na base da captação de votos individual”.

“Todos os partidos, todos, foram triturados ou tratorados pelo processo eleitoral de Senado e Câmara. Em uma olhada panorâmica, o DEM rachou, PSDB trincou, PSD teve problemas… Isso porque o processo que se instalou nas duas Casas do Congresso foi na base da captação de votos individual”, avaliou o senador do PSDB.

(PL)