Nésio com o governador do ES, Renato Casagrande e profissionais da saúde durante o mutirão

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, membro da direção nacional do PCdoB, comemorou, por meio das redes sociais nesta segunda-feira (23), os índices de vacinação alcançados no estado, que anunciou ter conseguido imunizar, com ao menos uma dose, 81% da população adulta. Ao mesmo tempo, o secretário vem alertando para os riscos que o relaxamento de medidas de segurança sanitária pode acarretar, reforçando a necessidade de manter o uso de máscara e o distanciamento.

“É uma alegria imensa, uma missa para a alma, vacinar as pessoas depois da profunda noite escura que vivemos”, disse Nésio sobre o número alcançado. Neste final de semana, um mutirão de vacinação aplicou, até o início da noite de sábado (21), mais de 149 mil doses para a população maior de 18 anos. Neste dia, o estado foi o que mais doses aplicou — 279 por 10 mil habitantes.

“Alcançamos mais de 70% da meta de vacinação do mutirão. Foi a maior mobilização de adultos da história do SUS no Espírito Santo”, declarou pelas redes.

Nésio, no entanto, alertou que o momento exige cuidados e que a evolução da imunização não significa que a pandemia acabou, nem que cuidados podem ser abandonados. Considerando a população jovem que está sendo vacinada, Nésio declarou: “Eles (jovens) querem ir para a balada, aglomerar, tirar a máscara. Ainda vamos ficar com máscara por muito tempo”.

Transparência

Outra importante conquista obtida recentemente diz respeito à divulgação de dados relativos à Covid-19 pelo estado. O Espírito Santo é o primeiro colocado no país no índice de transparência da pandemia, conforme ranking da ONG Open Knowledge Brasil, tendo alcançado 100% da pontuação. “Não é uma posição fortuita. É uma decisão política de como fazer gestão pública, um desempenho sustentado ao longo de toda a pandemia”, declarou Nésio pelas redes.

 

Leia também: Secretário de Saúde alerta para atitudes que podem agravar pandemia

Por Priscila Lobregatte

Com agências