O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, membro da direção nacional do PCdoB, voltou a tratar, por meio de suas redes sociais nesta quarta-feira (18), da situação da pandemia da Covid-19, alertando para a necessidade de serem mantidas as medidas de segurança sanitária diante da variante delta, como o uso de máscara e o distanciamento social, mesmo com as duas doses da vacina.

“O problema não está no escape vacinal das variantes. O principal risco está no binômio comportamento-atividades de risco. Alguns grupos sociais e atores econômicos estão se oferecendo ao vírus. E não são os “negacionistas” do vírus e da vacinas, são negacionistas do risco”, declarou Nésio.

Ele alertou que “não precisamos de escape vacinal para ter a possibilidade de nova crise se a indisciplina sanitária prevalecer. O avanço na queda de internações e óbitos pode dar sinais de interrupção da queda”. E acrescentou que a circulação das variantes gama e delta e comportamentos irresponsáveis “podem fazer um estrago danado na sociedade”.

Nésio destacou ainda que “duas doses e uma terceira dose para idosos e imunossupridos são estratégias inevitáveis e que chegarão a todos no tempo de disponibilidade. Acontecerá” . E indagou: “Mas até haver ampla cobertura com esquema completo, vale a pena comprometer as conquistas se arriscando?”.

O secretário salientou que diante de novo comportamento da e na pandemia, medidas podem ser revistas. “Não bastará reabrir leitos. Abrir leitos foi resistência, já temos vacina chegando para todos, sabemos do benefício das máscaras, da testagem em massa, dos ambientes ventilados, do distanciamento…Não precisamos seguir contanto óbitos, já temos uma curva de aprendizagem capaz de reduzir riscos e preservar vidas”.

 

Por Priscila Lobregatte