O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto (PCdoB-RN), esteve em Brasília (DF) representando a governadora Fátima Bezerra, para visitar as instalações da farmacêutica União Química.

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto (PCdoB-RN), esteve em Brasília (DF) na última terça-feira (2), representando a governadora Fátima Bezerra, para visitar as instalações da União Química. A empresa é responsável pela fabricação do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina russa Sputnik V, no Brasil.

Segundo Antenor, “o foco da reunião foi esclarecer que é possível estreitar o calendário [de imunização] e que a Anvisa dê a outorga emergencial para fabricação da Sputnik V, que envolveria de imediato 10 milhões de doses já contratadas pela União Química com a Rússia” e, além disso, prevê, a partir de maio e junho, iniciar o fornecimento de 8 milhões de doses por mês.

A iniciativa partiu do Fórum Nacional de Governadores, que pede agilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberar a produção do imunizante em larga escala o quanto antes.

“Vivemos um momento crítico, um estado gravíssimo, em que a pandemia da Covid-19 uniformizou em todo o Brasil, o que se faz preciso aumentar o ritmo da vacinação. Este encontro foi muito importante, e todos saímos convencidos de que é preciso que o governo federal, no menor espaço de tempo, ajude a aprovação emergencial para que a Sputnik V integre a plataforma do Plano Nacional de Imunização”, destacou Antenor.